Cada vez mais pessoas estão preferindo comprar pela internet e esse aumento do comércio eletrônico tem gerado impactos positivos na economia brasileira. Quem mora em condomínio sem portaria e é adepto do e-commerce acaba tendo dificuldade para receber suas encomendas, pelos Correios ou por transportadoras, por falta de uma pessoa responsável por assinar, receber, guardar, notificar e distribuir os objetos aos moradores.
Pensando nesses clientes, os Correios disponibilizaram ao mercado as caixas de correio inteligentes – CCI, que trazem a comodidade do recebimento de encomendas a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. A solução também contribui para diminuir as tentativas de entrega nesses condomínios, o que aumenta a efetividade da distribuição já na primeira tentativa.
O processo de entrega de objetos registrados (SEDEX, PAC, Carta Registrada) exige, via de regra, assinatura que comprove o recebimento. No caso em que o carteiro não consegue efetuar essa entrega, é necessária a realização de mais duas tentativas em dias subsequentes, antes de o objeto ser devolvido ao remetente.
Além do tempo gasto com as tentativas mal sucedidas durante a percorrida, os objetos com destinatários ausentes também geram retrabalho dentro das unidades de distribuição nas etapas de prestação de contas, armazenamento, triagem e preparativos internos para a nova tentativa de entrega.
Mas o que são, afinal, as caixas de correio inteligentes?
As CCI são armários com compartimentos de variados tamanhos onde podem ser depositadas as encomendas. O carteiro faz sua identificação no equipamento por meio de uma chave eletrônica, seleciona o tamanho do compartimento compatível com o pacote a ser entregue e informa o número do apartamento do destinatário. Ao chegar em casa, o morador se identifica utilizando também uma chave eletrônica, e o equipamento libera o acesso ao compartimento correspondente, permitindo a retirada do objeto com comodidade e segurança.
Atualmente, apenas duas empresas estão credenciadas pelos Correios para instalar as caixas inteligentes, a Azanonatec e a CollectSpot. A solução já foi implantada no Distrito Federal e nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Segundo o carteiro Nilton Guedes da Silva, o equipamento proporciona facilidade e praticidade no manuseio. “Foi muito positivo para nosso trabalho, se há praticidade e agilidade, temos como oferecer qualidade ao cliente”, afirma. Para o coordenador dos Correios Lamartine Silva dos Santos, o equipamento se tornará um aliado da empresa na efetividade de entrega em primeira tentativa. Além da inovação tecnológica, a iniciativa trará maior satisfação aos clientes quanto ao pronto recebimento dos objetos, mesmo eles não estando em seus domicílios.