O curso será realizado nos dias 11, 12, 13 – 18, 19 e 20, no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro – Você já ouviu falar do Teatro Experimental do Negro? Você sabe qual é a sua importância na trajetória dos artistas negros do Brasil? A Oficina Livre sobre a história do Teatro Experimental do Negro será realizada no CCCRJ com objetivo de apresentar um painel da trajetória do TEN no Rio de Janeiro, desde sua fundação, passando pelos marcos históricos, repertório e conquistas dessa importante companhia teatral durante seus 17 anos de existência (1944 a 1961).


As inscrições são feitas diretamente com o palestrante por meio do Instagram @lucaspopeta. A Oficina será realizada nos dias 11, 12, 13 – 18, 19 e 20 de abril de 2024 (quinta, sexta e sábado), com aulas das 18h às 20h30, e irá apresentar os seguintes conteúdos relacionados ao Teatro Experimental do Negro:

 – Os objetivos do TEN e como eles foram desenvolvidos dentro do panorama teatral da época em que realizou suas produções; 

– breve biografia de Abdias Nascimento e sua importância para a cultura brasileira, não só como artista, mas também como ativista, militante, político; 

– os principais atores e atrizes do TEN (Ruth de Souza, Léa Garcia, Haroldo Costa, José Maria Monteiro, Roney da Silva, Aguinaldo Camargo, dentre outros); 

– repertório da Companhia (ensaios e temporadas); 

– a importância social do TEN; 

– a revolução na Educação provocada pelo TEN; 

– o legado do TEN para a arte e cultura brasileira contemporânea.

Teatro Experimental do Negro (TEN) – Fundado em 1944 pelo ator, diretor e escritor Abdias do Nascimento, a companhia teatral criou uma nova perspectiva em relação à presença do negro no teatro brasileiro moderno e proporcionou uma valorização do negro na cultura, nas artes e na educação. Inicialmente, o corpo de atores do Teatro Experimental Negro era formado por operários, empregados domésticos, moradores de favelas sem profissão definida e modestos funcionários públicos. O TEN os habilitou a enxergar criticamente os espaços destinados aos negros no contexto nacional. Este projeto disponibilizou a seus membros cursos de alfabetização e de iniciação à cultura geral, além de noções de teatro e interpretação, mesclando aulas, debates e exercícios práticos.

Sobre o palestrante – Lucas Popeta é ator, modelo, pesquisador e apresentador. Desde 2018, atua em trabalhos no teatro, no cinema e na TV. Em 2020, criou um canal no YouTube que já gerou mais de 75 mil visualizações, onde engrandece o protagonismo negro desde o Teatro Experimental do Negro até os tempos atuais, enaltece as damas da TV brasileira e evidencia curiosidades do teatro. Em 2022, fez a peça “Olhos da pele” com a direção de Regina Miranda na temporada pelo Rio de Janeiro, pelo qual foi indicado ao Prêmio APTR na categoria Jovem Talento.

Sobre o CCCRJ – O imóvel onde funciona o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro foi inaugurado em 1922. As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século. O imóvel foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas. A inauguração oficial do Centro Cultural Correios RJ ocorreu em agosto de 1993, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93. 

O CCCRJ conta com três andares interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno. Suas instalações ocupam integralmente os 3.480m² da área do prédio.

O Teatro Correios Léa Garcia, com 320 m² e capacidade para 199 pessoas, está localizado no térreo do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. O Teatro Correios reabriu em janeiro de 2024 com o novo nome, homenageando a atriz Léa Garcia (1933-2023), e com o foco em apresentar espetáculos teatrais, shows e eventos que abordam a ancestralidade negra, as tradições de povos originários e os projetos que proporcionam a pesquisa de culturas populares.

SERVIÇO

Oficina Livre “História do Teatro Experimental Negro”

Palestrante: Lucas Popeta

Inscrições: diretamente com o palestrante, pelo Instagram @lucaspopeta

Valor da oficina: R$50

Datas: 11, 12, 13 – 18, 19 e 20 de abril de 2024.

Dias e horários: de quinta a sábado, das 18h às 20h30h

Local: Teatro Correios Léa Garcia

Endereço: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro- Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro/RJ

Telefone: 3088-3001

Entrada gratuita

Com acessibilidade

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).  

Instagram: @correioscultural, @teatrocorreiosleagarcia