Brasília – Mais do que um auxílio à navegação, os faróis também podem representar parte da memória de uma nação, da cultura de um país, das tradições de um povo e da evolução arquitetônica de uma época. Sua eternização em selos encantou os filatelistas, que escolheram a Emissão Postal Especial Faróis Brasileiros como o selo mais bonito do Brasil de 2023, com 13,45% dos mais de 3 mil votos recebidos no site da Associação dos Filatelistas Brasileiros (Filabras). O anúncio do vencedor, que concorreu com os 18 lançamentos da programação filatélica promovida pelos Correios ano passado, foi feito nesta segunda-feira (1º) .
A Emissão Postal Especial “Faróis Brasileiros” visa eternizar o registro de faróis como patrimônio histórico e cultural e contribuir para o desenvolvimento da consciência marítima nacional. Composta por oito selos, a emissão possui dois faróis de cada Região Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, utilizando a técnica de pintura digital, realizada pelo artista Gustavo Ramos:
Região Norte – Farol Bailique, localizado às margens do Amazonas e Farol Cabo Orange, nas proximidades do Rio Oiapoque, orientam embarcações ribeirinhas nas regiões inóspitas).
Nordeste – Farol de Abrolhos, a arte do selo destaca as baleias Jubarte, que fogem do frio da Antártica para se acasalar e ter seus filhotes nas águas baianas e Farol Calcanhar, localizado na praia do Calcanhar.
Sul – Farol Chuí, a composição do selo destacou dois flamingos chilenos, que fazem parte da reserva ecológica do Taim, localizada na mesma região e Farol Santa Marta.
Sudeste – Farol da Ilha Rasa, o primeiro construído após a Independência do Brasil e Farol da Moela, o farol mais antigo de São Paulo, localizado na ilha de Itamirindiba.
Em segundo lugar, com 12,80% dos votos, ficou a Emissão Especial “Famílias”, que retrata a complexidade de uma instituição que se confunde com a história da humanidade e que tem sido lugar primordial da produção e reprodução da vida. A emissão é composta por um bloco de quatro selos representando uma grande família. Um aspecto relevante é a diversidade étnica, com a representação de quatro famílias distintas inseridas em uma grande família.
A imagem de fundo é uma casa tipicamente brasileira, com núcleos familiares menores dentro dessa unidade familiar. Na composição estão representados os avós: uma senhora e um senhor. No mesmo selo, na parte superior, tem uma das filhas dos idosos, com seus dois filhos, simbolizando uma família monoparental. À direita, está posicionada outra filha do casal, juntamente com sua esposa, um bebê de colo e uma gatinha. À esquerda, outro filho do casal, acompanhado de seu namorado, sem filhos, apenas um gato. Por fim, outra filha do casal de idosos, com duas crianças, seu companheiro e um cachorro.
Em terceiro lugar, com 10,57% dos votos, ficou a Emissão Postal Comemorativa dos “150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont”, o Pai da Aviação. Com o sesquicentenário de Dumont, os Correios trazem à memória dos brasileiros a importância deste herói que levou o nome do Brasil a todos os lugares e é celebrado até hoje em todo o mundo como fonte inspiradora de invencionismo.
A emissão postal é formada por três selos e mostra a vida de Santos Dumont que, em representação pouco usual, sorri entre seus projetos. O bloco postal inicia a trajetória do inventor trazendo tanto a casa onde nasceu (Fazenda Cabangu, em Santos Dumont/MG) como também aquela que projetou para si (A Encantada, Petrópolis/RJ). Sua criatividade é representada pelo colorido diverso e por duas de suas frases que, como o texto principal, são escritas simulando sua caligrafia. Ao mesmo tempo em que o menino antevê o voo de braços abertos e com sapatos desamarrados que remetem a Hermes, o adulto no 14-Bis recorda o sonho. A cidade de Dumont, onde cresceu, está no cafezal que abriga seres voadores. Há alusões ao relógio de pulso e aos aplausos que recebeu em vida. A arte de Cordeiro de Sá utilizou a técnica de ilustração digital.
No site da Filabras é possível obter o resultado completo do concurso. Na loja online dos Correios, saiba como adquirir esses e outros selos para colecionar e presentear.