Os principais destaques de 2023 podem ser conferidos na Revista Correios. O ano em que os Correios comemoraram 360 anos também foi um marco para a empresa, que foi retirada da lista de privatizações pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro dia de governo.
Apesar de ter herdado grandes obstáculos, a atual gestão, junto com todas e todos que trabalham na estatal, aos poucos venceu os obstáculos. Entre os avanços conquistados, tivemos o resgate do clima organizacional; o retorno de clientes importantes; a retomada da dignidade das trabalhadoras e dos trabalhadores com um Acordo Coletivo sem intermediação da Justiça do Trabalho, que dobrou o número de cláusulas, restaurou benefícios e concedeu aumento significativo; a criação de um programa de bolsas de estudo para os profissionais de nível médio cursarem a faculdade de sua escolha; o processo seletivo para contratação de mais de 4 mil jovens aprendizes; a retomada dos investimentos, com a entrega de novos complexos operacionais e a reforma de 400 agências, além da inclusão da empresa no Novo PAC do governo federal; a expansão de nossos serviços para locais antes considerados inacessíveis, como reservas indígenas e favelas; e o início da diversificação do nosso portfólio, com a venda de seguros nas agências, em parceria com a CNP Seguradora.
Todas essas vitórias foram conquistadas dentro dos critérios de legalidade e compliance, o que nos permitiu alcançar 100% de transparência ativa no monitoramento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU).
Outros destaques do ano foram a sanção da lei que permite a contratação preferencial dos Correios por órgãos públicos, e a aprovação da reforma tributária, que garante na Constituição Federal a imunidade da estatal aos impostos federais, estaduais e municipais.
O time Correios fechou 2023 com uma corrente de solidariedade que uniu o Brasil todo em um só povo e atendeu 100% dos pedidos do Papai Noel dos Correios, levando a entrega festiva, pela primeira vez, para uma favela: Heliópolis, na capital paulista.
Confira na revista! Boa leitura!