Nesta quinta-feira (22), a Agência Espacial Brasileira (AEB) celebrou seu trigésimo aniversário em cerimônia em Brasília/DF. Durante o evento, foram lançados o selo e o carimbo alusivos à data. A obliteração do selo foi conduzida pelo diretor de Negócios dos Correios, Sandro Alexandre Almeida, e teve as participações da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, e do autor da arte do selo, Jhony Everton Vieira da Silva.

O diretor dos Correios, Sandro Alexandre Almeida, disse os selos postais eternizam marcos e símbolos de uma nação e, na oportunidade, enalteceu a atuação da agência. “Com seus inumeráveis impactos positivos, o setor espacial impulsiona o crescimento econômico, o capital humano, a transformação tecnológica e a inovação. Ao mesmo tempo em que acelera o desenvolvimento sustentável ao apoiar a pesquisa científica sobre questões-chave para a mudança global do clima e a preservação ambiental”, discursou o gestor.

A programação contou ainda com a entrega de medalhas de Honra ao Mérito Espacial, instituída na AEB em 2021, com o objetivo de prestigiar pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da atividade espacial brasileira. A cerimônia completa pode ser conferida no canal da agência no YouTube.

O diretor de Negócios dos Correios, Sandro Alexandre Almeida, entregou à ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ao presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, e ao autor da arte do selo, Jhony Everton Vieira da Silva, um álbum com as peças filatélicas lançadas.
Fotos: Marta Ribeiro/Correios.

O presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, destacou as realizações notáveis e contribuições significativas para o avanço da pesquisa espacial no Brasil nos últimos anos e os projetos já em andamento como o novo satélite CBERS-6, com a China, e o SABIA-Mar, com a Argentina, além de mostrar as possibilidades e foco para os próximos 30 anos. “O Programa Espacial Brasileiro é chamado a contribuir com os grandes desafios do Brasil e do mundo. Temos que trabalhar para erradicar a pobreza e a fome, para eliminar a desigualdade em todas as suas formas, para mitigar os impactos das mudanças climáticas, para promover o desenvolvimento econômico. Enfim, temos que orientar o programa espacial para os objetivos de desenvolvimento sustentável”.

AEB – A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), desempenha um papel crucial no cenário espacial do Brasil. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a AEB tem a responsabilidade de formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde sua fundação em 10 de fevereiro de 1994, a Agência tem se dedicado a viabilizar os esforços do Estado Brasileiro em prol do bem-estar da sociedade. Seu objetivo é promover o uso soberano do setor espacial, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento do país.

Sobre o selo – A marca comemorativa dos 30 anos da Agência Espacial Brasileira compõe a arte do selo. A imagem, desenhada pelo colaborador da agência Jhony Everton Vieira da Silva, foi escolhida após seleção interna. A frase que inspira as comemorações da AEB é de autoria do colaborador Francisco Alexandre Gomes da Silva: “A inovação pode levar você a patamares tão altos, que a inclusão torna-se uma necessidade”.