As ações dos Correios em prol do meio ambiente, da responsabilidade social e da governança foram destacadas no I Encontro de Sustentabilidade ESG do Ministério das Comunicações (MCom) e Entidades Vinculadas, que começou na manhã desta terça-feira (15) e segue até 17 de agosto, em Brasília/DF.  

O evento pretende reforçar o compromisso com a agenda ESG no âmbito do Ministério das Comunicações e dos entes da administração indireta da União que são vinculados a ele, no sentido de disseminar as boas práticas sociais, ambientais e de governança, além de mapear riscos à integridade da gestão e de identificar as bases para a elaboração de um plano de sustentabilidade ESG do MCom e de suas entidades vinculadas.  

Durante o encontro, os Correios lançaram o selo personalizado e do carimbo comemorativo alusivos ao evento. A entrega do carimbo e da carimbeira para obliteração do selo foi realizada pelo carteiro Adilson Pinho, dentro de uma caixa de SEDEX.  

Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, apresentou as ações socioambientais desenvolvidas pela estatal. Fotos: Divulgação Correios.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, abriu o painel “Experiências do MCom e Entidades Vinculadas na Gestão ESG: O que fizemos até aqui?” e trouxe as experiências dos Correios em ESG. “Os Correios não entregam apenas encomendas, entregamos cidadania para a população, e isso fortalece o nosso “S”. Entre as iniciativas implementadas em 2023 que o dirigente apresentou estão o retorno da licença maternidade de seis meses e do auxílio especial para dependentes com deficiência, benefícios que haviam sido extintos pela gestão anterior, além da seleção de 4.382 jovens aprendizes. O presidente também destacou a criação, na atual gestão, do grupo de trabalho para produção de uma política em prol da igualdade de gênero e raça e do enfrentamento aos assédios.  

Na vertente ambiental, salientou a renovação, a cada três anos, dos veículos que compõem a frota dos Correios, para que haja mais eficiência e menos prejuízo ao meio ambiente. Segundo Santos, em dez anos a empresa deixou de emitir 1 milhão de toneladas de gás carbônico. Além disso, veículos e bicicletas elétricos já estão começando a fazer parte da frota gradativamente. 

Os Correios possuem ainda um programa de coleta de resíduos sólidos, a Coleta Seletiva Solidária, em todas as suas agências, beneficiando, em 2023, mais de mil cooperados que trabalham com reciclagem. O dirigente da estatal salientou o projeto de expansão do uso de energia fotovoltaica nas grandes unidades da empresa, com a inauguração, neste ano, de um estacionamento solar na sede dos Correios em Brasília, e o uso dessa modalidade energética no complexo operacional que será construído na cidade. 

Na área de governança, o presidente dos Correios destacou a existência de programas internos voltados para o compliance da estatal. “Temos políticas claras e bem estabelecidas e uma série de normativos que foram desenvolvidos para que a empresa não fique dependendo da virtude das pessoas. E esse é um projeto de melhoria constante”, afirmou. 

O vídeo do encontro está disponível no canal oficial do MCom no YouTube. Acesse a apresentação do presidente dos Correios. 

Autoridades – A abertura do evento contou com as presenças do ministro das Comunicações, Juscelino Filho; da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva; do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho; e do vice-presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho. 

Lançamento do selo personalizado alusivo ao evento.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou na abertura do evento que a sustentabilidade ESG está no centro dos debates, não só no Brasil como em todo o mundo, e que o evento do MCom “está sendo pioneiro” ao fomentar essa discussão no âmbito da administração pública. “O objetivo deste evento é debater e explorar a sinergia entre sustentabilidade, realização de políticas públicas e desenvolvimento social, especialmente no contexto das telecomunicações, visando a alcançar o desenvolvimento sustentável da nossa população e salvaguardar a soberania nacional”, disse. 

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, enfatizou a realidade de que empresas com compromisso de agenda ESG são mais sustentáveis não apenas do ponto de vista econômico, mas também sob a perspectiva da competitividade. “Quando as empresas são comprometidas e cumprem com esse compromisso, alcançam maiores resultados econômicos e também maior nível de competitividade. Contrariamente, aquelas empresas ou instituições que não o fazem perdem essas possibilidades e, com certeza, têm maiores prejuízos”, disse. 

O evento segue até quinta-feira (17) e reúne autoridades e especialistas para discutir sustentabilidade nos critérios ESG – sigla que, em inglês, significa Meio Ambiente, Social e Governança. Na quinta-feira (17), a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Mariana Cruz Montenegro, integra o painel “Conclusões e propostas de futuro”, às 11h40. O evento pode ser acompanhado pelo canal oficial do MCom no YouTube