As ações dos Correios em prol do meio ambiente, da responsabilidade social e da governança foram destacadas no I Encontro de Sustentabilidade ESG do Ministério das Comunicações (MCom) e Entidades Vinculadas, que começou na manhã desta terça-feira (15) e segue até 17 de agosto, em Brasília/DF.
O evento pretende reforçar o compromisso com a agenda ESG no âmbito do Ministério das Comunicações e dos entes da administração indireta da União que são vinculados a ele, no sentido de disseminar as boas práticas sociais, ambientais e de governança, além de mapear riscos à integridade da gestão e de identificar as bases para a elaboração de um plano de sustentabilidade ESG do MCom e de suas entidades vinculadas.
Durante o encontro, os Correios lançaram o selo personalizado e do carimbo comemorativo alusivos ao evento. A entrega do carimbo e da carimbeira para obliteração do selo foi realizada pelo carteiro Adilson Pinho, dentro de uma caixa de SEDEX.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, abriu o painel “Experiências do MCom e Entidades Vinculadas na Gestão ESG: O que fizemos até aqui?” e trouxe as experiências dos Correios em ESG. “Os Correios não entregam apenas encomendas, entregamos cidadania para a população, e isso fortalece o nosso “S”. Entre as iniciativas implementadas em 2023 que o dirigente apresentou estão o retorno da licença maternidade de seis meses e do auxílio especial para dependentes com deficiência, benefícios que haviam sido extintos pela gestão anterior, além da seleção de 4.382 jovens aprendizes. O presidente também destacou a criação, na atual gestão, do grupo de trabalho para produção de uma política em prol da igualdade de gênero e raça e do enfrentamento aos assédios.
Na vertente ambiental, salientou a renovação, a cada três anos, dos veículos que compõem a frota dos Correios, para que haja mais eficiência e menos prejuízo ao meio ambiente. Segundo Santos, em dez anos a empresa deixou de emitir 1 milhão de toneladas de gás carbônico. Além disso, veículos e bicicletas elétricos já estão começando a fazer parte da frota gradativamente.
Os Correios possuem ainda um programa de coleta de resíduos sólidos, a Coleta Seletiva Solidária, em todas as suas agências, beneficiando, em 2023, mais de mil cooperados que trabalham com reciclagem. O dirigente da estatal salientou o projeto de expansão do uso de energia fotovoltaica nas grandes unidades da empresa, com a inauguração, neste ano, de um estacionamento solar na sede dos Correios em Brasília, e o uso dessa modalidade energética no complexo operacional que será construído na cidade.
Na área de governança, o presidente dos Correios destacou a existência de programas internos voltados para o compliance da estatal. “Temos políticas claras e bem estabelecidas e uma série de normativos que foram desenvolvidos para que a empresa não fique dependendo da virtude das pessoas. E esse é um projeto de melhoria constante”, afirmou.
O vídeo do encontro está disponível no canal oficial do MCom no YouTube. Acesse a apresentação do presidente dos Correios.
Autoridades – A abertura do evento contou com as presenças do ministro das Comunicações, Juscelino Filho; da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva; do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho; e do vice-presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou na abertura do evento que a sustentabilidade ESG está no centro dos debates, não só no Brasil como em todo o mundo, e que o evento do MCom “está sendo pioneiro” ao fomentar essa discussão no âmbito da administração pública. “O objetivo deste evento é debater e explorar a sinergia entre sustentabilidade, realização de políticas públicas e desenvolvimento social, especialmente no contexto das telecomunicações, visando a alcançar o desenvolvimento sustentável da nossa população e salvaguardar a soberania nacional”, disse.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, enfatizou a realidade de que empresas com compromisso de agenda ESG são mais sustentáveis não apenas do ponto de vista econômico, mas também sob a perspectiva da competitividade. “Quando as empresas são comprometidas e cumprem com esse compromisso, alcançam maiores resultados econômicos e também maior nível de competitividade. Contrariamente, aquelas empresas ou instituições que não o fazem perdem essas possibilidades e, com certeza, têm maiores prejuízos”, disse.
O evento segue até quinta-feira (17) e reúne autoridades e especialistas para discutir sustentabilidade nos critérios ESG – sigla que, em inglês, significa Meio Ambiente, Social e Governança. Na quinta-feira (17), a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Mariana Cruz Montenegro, integra o painel “Conclusões e propostas de futuro”, às 11h40. O evento pode ser acompanhado pelo canal oficial do MCom no YouTube.