Para melhor atender o crescimento do comércio eletrônico no Maranhão, os Correios reinauguraram, na segunda-feira (14) o Correios Empresas de São Luís (CEM São Luís).  

Devido ao aumento exponencial do volume de postagens – o CEM São Luís hoje concentra mais de 40% de toda a postagem feita no estado – a unidade precisou de instalações mais amplas. Agora está localizada no bairro da Areinha, no mesmo imóvel onde funciona a agência Central da capital. 

O Correios Empresas é um canal de atendimento idealizado para atender clientes que possuem contrato com os Correios, que demandam serviços de valor agregado e precisam de maior flexibilidade para suas necessidades.   

Com capacidade para captação de até 5 mil objetos por dia, o CEM São Luís oferece um serviço diferenciado, atendimento ágil e especializado, conveniência, horário estendido das 9h às 18h, serviço de coleta, manuseio, pré-postagem, gestão da informação e gestão da logística reversa. “A partir de agora, a unidade será capaz de oferecer soluções customizadas, com expectativa de aumento na captação de novos negócios”, disse o superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago SIlva Serra. 

O evento contou ainda com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do diretor de Administração dos Correios, José Rorício Aguiar de Vasconcelos Júnior. 

Evento na sede no MPMA, o diretor de Administração dos Correios, José Rorício, ao centro, comentou sobre a importância de dar continuidade à função social do prédio histórico.
Fotos: CCOM/MA.

Gestão imobiliária – Ainda na segunda-feira, os Correios assinaram o contrato de compra e venda do antigo edifício sede da estatal em São Luís, pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA).   

O imóvel, que possui 3.640,11m² de área construída, está situado à Praça João Lisboa, e faz parte do Centro Histórico de São Luís, Patrimônio Mundial Cultural tombado pela Unesco, em 1997, e foi negociado pelo valor de R$ 5,67 milhões. 

De acordo com o MPMA, o prédio abrigará Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Ouvidoria, além de outras unidades ministeriais. “O objetivo da aquisição é descentralizar o atendimento do MPMA e contribuir para revitalizar a área do centro histórico de São Luís. Além disso, será cedido um espaço para que os Correios mantenham um guichê de atendimento no imóvel”, garantiu o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau. 

O prédio tem a assinatura do arquiteto Raphael Galvão, que integrou, em 1947, a equipe responsável pelo projeto arquitetônico do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro. Projetada na década de 1930 a antiga sede da Superintendência dos Correios no Maranhão foi considerada de arquitetura inovadora à sua época. Concebido no auge do Movimento Moderno, seguindo uma inspiração cubista, o imóvel, que tem sua fachada principal voltada para a Praça João Lisboa e situa-se em um lote de esquina, explora a volumetria de suas duas fachadas e exibe inovações formais singulares.   

A atual diretoria dos Correios tem revisto a situação da carteira imobiliária da empresa. Os imóveis que atualmente não geram valor e não trazem benefícios mesmo com reformas devem ser vendidos. Os recursos arrecadados com essa iniciativa serão destinados à compra de imóveis necessários para o atingimento dos objetivos estratégicos da estatal.   

Também tem sido viabilizada a venda ou a concessão dessas unidades a órgãos públicos, como forma de ampliar espaços para a oferta de serviços e de atendimento à população.