O Centro de Documentação Histórica do Museu Correios, em Brasília, participará da 7ª Semana Nacional de Arquivos, a ser realizada de 3 a 9 de junho, com mostra virtual e exposições de longa duração.
O tema desse ano é “Arquivos: Territórios de vidas” e a presença dos Correios permitirá apresentar à sociedade a importância do resguardo histórico e o esforço dedicado à proteção e conservação do acervo arquivístico, bibliográfico e museológico, além de demonstrar a responsabilidade da empresa com a preservação da memória do Brasil.
A Semana Nacional de Arquivos, tradicionalmente, tem como referência o 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, assim proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), em 2007. O marco fundamenta-se na data de criação do próprio ICA pela Unesco, em 1948.
Em 2023, o Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência, o que inspirou o tema da Semana Internacional de Arquivos. A edição brasileira tem o objetivo de fortalecer perspectivas e demandas sobre o fazer arquivístico que tem ganhado relevância em nosso País.
Exposições – Na programação do Museu Correios, os visitantes poderão ver a exposição documental “Suprimentos na Comissão Rondon”, que exibe as demandas de diversos produtos da Comissão Rondon (1914–1916), revelando, a partir de documentação de receita e despesa, um pouco do cotidiano da vida daqueles que, junto ao Marechal Rondon, foram responsáveis pela construção das linhas telegráficas nos sertões brasileiros, desbravaram os rincões do Brasil e favoreceram a atuação dos Correios em sua total capilaridade.
Outra opção é a coletânea virtual “Carteiros – Vestígios da História”, que pode ser acessada na página do Museu no Portal Correios (https://www.correios.com.br/educacao-e-cultura/saiba-mais-museu-correios). O trabalho apresenta fatos históricos de um personagem – o carteiro – que conecta diariamente nosso vasto território nacional. A mostra apresenta registros históricos, denominações dos responsáveis que atuaram no ofício do transporte de malas de cartas, reprodução de documentos, regulamentos e também regras de atuação deste profissional, datados desde 1843. Um ponto importante são os registros da atuação de mulheres como carteiras, só formalizada com o concurso público de 1992.
Além dessas duas novas mostras, estão em cartaz as exposições de longa duração “Os Sinais e as Coisas – Das Fogueiras à Internet” e “Conectados pelo Tempo”, que ficam acessíveis ao público no horário de funcionamento do Museu Correios.
Museu Correios
Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h, com entrada franca e acessibilidade nas estruturas físicas.
Informações e agendamento de visitas: (61) 2141-9276 e ou no e-mail museu@correios.com.br