Os Correios apresentaram um balanço dos 100 dias da nova gestão e os futuros projetos da estatal ao Ministério das Comunicações na manhã desta quinta-feira (1º). Entre as principais realizações dos 100 dias estão o retorno de benefícios aos empregados, ações para o fortalecimento do relacionamento com os clientes e as entidades de representação dos trabalhadores, assinaturas de acordos para melhoria da governança, iniciativas para apoio às vítimas de chuvas no litoral paulista e no Maranhão e a criação de grupos de trabalho para combater o assédio e o racismo na estatal. 

Depois do balanço, a diretoria executiva dos Correios apresentou o plano de ações e projetos para assegurar a sustentabilidade da empresa, garantir uma estratégia centrada no cliente, crescer nos mercados concorrenciais, otimizar o acesso da população aos serviços postais e reforçar a vocação para executar políticas públicas do governo.  

O plano prevê 10 ações estratégicas para este ano, como o lançamento de produtos e serviços voltados ao e-commerce, a modernização da rede tratamento de encomendas e a implantação de modalidades de atendimento e distribuição para atender mercados, unificando a primeira e a última milha pela combinação de físico e digital, de forma a ampliar a universalização do serviço postal.  

Os projetos com execução até 2025 envolvem a transformação digital dos Correios, a implantação da agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), a instalação de um hub internacional e a consolidação da estatal como operador logístico oficial dos órgãos públicos federais. 

Durante a reunião, o ministro Juscelino Filho e a diretoria dos Correios também avaliaram projetos para inclusão digital e atuação da empresa como operadora logística de prefeituras, dos governos estaduais e do governo federal. 

“Temos um longo caminho pela frente, mas temos certeza de que estamos no rumo certo e vamos, sim, avançar em projetos que desenvolvam novas práticas dentro dos Correios e no fortalecimento de nossa atuação como um agente do governo federal na implementação de políticas públicas”, destacou o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos. 

Ao final, o ministro colocou-se à disposição para realizar a interlocução com os demais ministérios, com o objetivo de alavancar a contratação preferencial de serviços da estatal por esses órgãos. “A nova gestão dos Correios está focada no resgate da qualidade dos serviços prestados para os brasileiros, com foco na cidadania e integração do País”, afirmou. 

Além do ministro das Comunicações e do presidente da estatal, participaram da reunião a secretária executiva do Ministério e presidente do Conselho de Administração dos Correios, Sonia Faustino; o chefe de gabinete do Ministério, Brauner Fassheber; o secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão; o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz Wellisch; a diretoria executiva dos Correios e a chefe de gabinete da empresa, Karina Leite Ribeiro Nassarala.