O Museu Correios convida o público a participar da agenda especial preparada para a 21ª Semana Nacional de Museus, que acontece até o dia 21 de maio, em todo o país. Além das mostras de longa duração, o Museu destaca para o evento a exposição fotográfica “Brasilidades”, as pinturas da mostra “Clarices” e a exibição do vídeo “As Comunicações na Comissão Rondon”.

Na edição deste ano, a Semana traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Alinhada a esta proposta, uma das exposições abertas à visitação no Museu Correios retrata as luzes e as cores do nosso país continental em 30 registros do fotógrafo brasiliense Paulo Henrique Cruz. A tropicalidade brasileira em paisagens urbanas e interioranas marcam a exposição “Brasilidades”. 

Fotos de Paulo Henrique Cruz.

Outra atração imperdível é a “biografia pictórica” da antológica escritora Clarice Lispector registrada em 33 pinturas da artista visual gaúcha Graça Craidy. Após sucesso de público no Espaço Cultural Correios de Niterói/RJ, a exposição “Clarices” chega em Brasília com imagens da romancista em pinceladas fora do convencional.  

Na quinta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, será exibido o vídeo “As Comunicações na Comissão Rondon: Debates sobre Desenvolvimento Nacional e Sustentabilidade”. A atividade será prosseguida por palestra e visita guiada, que é destinada a museólogos, historiadores, arquivistas e biblioteconomistas. 

Comunicação e história – A visita ao Museu também é uma ótima oportunidade para conhecer as exposições de longa duração do espaço. O valioso acervo da mostra “Os Sinais e as Coisas, da Fogueira à Internet” traz as mudanças das comunicações ao longo do tempo, desde o século XIX até ao mundo hiperconectado da atualidade. Os Correios figuram como importantes guardiões do legado de Marechal Rondon, o patrono das Comunicações no país. Por isso, entre as várias preciosidades em exposição no Museu, está o “Ford Bigode’ da época da Comissão Rondon.

Em outra mostra, “ConECTados pelo Tempo”, o público é transportado à época da comunicação à distância feita por meio de cartas e postais. São mais de 240 peças, datadas dos séculos XIX e XX, que contam as transformações dos serviços postais brasileiros, desde as agências à rotina de distribuição.    

“Ford Bigode’ da época da Comissão Rondon.
Foto: Carlos Alcanfor/Correios

Cultura e cidadania – A Semana Nacional de Museus é uma ação desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que mobiliza o setor museal do país em um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema. O objetivo é ressaltar o papel fundamental dos museus para o bem-estar, o bem-viver e o desenvolvimento sustentável das comunidades, como espaços que promovem a consciência, fortalecem as identidades e a participação cidadã.  

Com 360 anos de serviços prestados ao país, os Correios já são historicamente reconhecidos por também incentivar o consumo de bens culturais por meio de seus espaços, centros culturais e Museu. Por isso, é com grande satisfação que a empresa participa e colabora mais uma vez desta importante iniciativa de promoção da cultura e da arte brasileira. 

Serviço 
21ª Semana Nacional dos Museus – Museu Correios 

Clarices – Exposição de pinturas sobre a vida e obras de Clarice Lispector –  Visitação até 2 de julho de 2023
Brasilidade – Exposição fotográfica sobre as luzes e cores do Brasil – Visitação até 26 de julho de 2023
ConECTtados pelo Tempo – De longa duração
Os Sinais e As Coisas – Das Fogueiras à Internet – De longa duração
Horário de funcionamento do Museu 
De terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Tel: 2141-9276
E-mail: museu@correios.com.br
Telefone: (61) 2141-9276 
Entrada Gratuita