Em uma parceria inédita, Correios realizaram, no mês março, a distribuição de 10 toneladas de livros didáticos em 51 municípios do estado do Espírito Santo.  Os livros de inglês e espanhol e de estudos étnicos e raciais, dentre outros exemplares, fazem para parte do programa Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (PAES) e de programas regionais de ensino. Cerca de 50% das superintendências da Secretaria de Educação (SEDU/ES) já foram atendidas nesta primeira etapa de distribuição.  

Após diagnóstico da área comercial e de operações dos Correios e apoio do Correios Empresa – CEM Serra, foi possível atender a oportunidade de negócios e empreender o processo de coleta, tratamento e distribuição para o cliente. 

O gerente administrativo da SEDU/ES, Matheus Donna Volponi, comentou sobre o sucesso da operação. “Essa parceria é uma grande inovação no tratamento logístico de nossa secretaria, conseguindo aumentar a eficiência, dando celeridade nas entregas, com um monitoramento feito pelos sistemas dos Correios, personalizado para atendimento da SEDU. Buscaremos em conjunto ampliar a parceria para que possamos tornar cada vez maior a abrangência de entregas”. 

Nas próximas etapas, ainda serão distribuídas pelos Correios outras linhas de materiais didáticos para as demais séries escolares, além dos livros paradidáticos e outros kits de educação.  

Megaoperações logísticas – Execuções como essa são realizadas com erro zero e demonstram a capacidade dos Correios em conduzir operações importantes, consolidando a importância da estatal como operador logístico na promoção de políticas públicas. São mais de 360 anos de serviços postais sendo prestados aos brasileiros. Destaca-se, por exemplo, a parceria de 29 anos com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), para a entrega de mais de 100 milhões de livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), para quase 35 milhões de alunos de 100 mil escolas públicas de todo o país. 

Para este ano, estão previstas também 14 aplicações em que a operação será executada pelos Correios, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e a logística de entrega de um dos maiores sistemas de seleção universitária do mundo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).