Anápolis/GO – Os Correios realizaram na manhã desta quinta-feira (11) o II Fórum Logístico no auditório da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA). O evento reuniu empresários, empreendedores e autoridades da região para discutir o panorama do comércio eletrônico nacional e internacional e apresentar soluções de logística acessíveis para lojas virtuais. 

Durante a solenidade de abertura, os Correios e o governo de Goiás assinaram um protocolo de intenções visando o auxílio na promoção do Complexo Logístico de Anápolis. 

“O dia de hoje é mais um marco importante de um novo ciclo para os Correios, iniciado com a determinação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que a empresa fosse retirada da lista de privatizações”, afirmou em seu discurso o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, sendo aplaudido pelo auditório lotado do evento.  

Fotos: Sthella Bernardes e Luzeni Santos. Correios/GO

Segundo o presidente, no cenário atual de crescimento do e-commerce os Correios tornaram-se os melhores parceiros logísticos de quem compra e vende pela internet, principalmente dos micro e pequenos empreendedores. “Movidos pelo olhar estratégico para a área de logística estamos adotando iniciativas como a realização deste fórum e a assinatura do protocolo de intenções para contribuir com a promoção do complexo logístico de Anápolis”, disse. 

O secretário-geral do governo de Goiás, Adriano Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado, destacou que um centro logístico dos Correios gera desenvolvimento para o País. “Existe toda uma cadeia produtiva que se atrela de forma direta e indireta a isso, trazendo renda, desenvolvimento e empregos. É um projeto de Brasil que temos a satisfação e o privilégio de poder receber em Anápolis”, declarou. 

Segundo Sônia Faustino, secretária executiva do Ministério das Comunicações, que representou no evento o ministro Juscelino Filho, os Correios, que possuem 360 anos de serviços prestados ao Brasil, têm recebido prioridade do governo federal.  

“Além de ser importante ferramenta de integração nacional, a estatal também leva cidadania”, afirmou, citando as campanhas de socorro às vítimas de chuvas realizadas neste ano pelos Correios, com doação de 20 toneladas de itens de vestuário, material de escritório e outros artigos para o litoral paulista e de arrecadação de doações no Maranhão. “São iniciativas que demonstram compromisso com a população e com a promoção de uma sociedade mais justa e solidária”, finalizou. 

O vice-prefeito de Anápolis, Márcio Candido, representou o prefeito Roberto Naves e ressaltou os benefícios de o município contar com estruturas dos Correios. “Vamos fazer de Anápolis um polo logístico, até por sua posição geográfica. Quem ganha é a população”, disse. 

O Fórum Logístico teve ainda a presença do diretor de Negócios dos Correios, Maurício Fortes Garcia Lorenzo; do diretor de Operações dos Correios, Temístocles Rodrigues de Azevedo Júnior; do superintendente estadual dos Correios em Goiás, Henrique Almeida; do superintendente estadual dos Correios em Brasília, Paulo Henrique Soares de Moura; do presidente da ACIA, Luiz Cláudio Ledra; do diretor de Operações do Grupo Porto Seco Centro-Oeste, Everaldo Fiatkoski; do diretor de relacionamento da AMCHAM Brasil, Rafael Dantas de Carvalho; do presidente da ABRAPOST, João Pacífico; do vice-presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás, Márcio Luis, além de representantes do Poder Legislativo federal, estadual e municipal.