Com a chegada da temporada de descontos do comércio eletrônico e das festividades de fim de ano, empreendedores de todo o Brasil já estão se preparando para oferecer a melhor experiência de compra ao cliente. Para conquistar e fidelizar o consumidor, oferecer uma boa política de troca de produtos é essencial. Para isso, os lojistas de todo o país podem contar com a Logística Reversa dos Correios. 

A solução, criada há aproximadamente 20 anos, surgiu para atender às necessidades dos consumidores de devolução ou troca de mercadorias e documentos por desistência, reparo ou descarte, comprados em fabricantes, comerciantes ou assistências técnicas. O serviço está disponível em três modalidades: Logística Reversa em Agência (LRA), Logística Reversa Domiciliar (LRD) e Logística Reversa Simultânea Domiciliar (LRSD). 

Entre as opções preferidas pelos clientes que buscam conveniência está a Logística Reversa Domiciliar. Fácil, prático e confiável, o serviço é prestado aos empreendedores com contrato de encomendas com os Correios (SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC) que queiram oferecer essa comodidade a seus clientes.  

A solução pode ser utilizada de forma bastante simples: basta o consumidor entrar em contato com a loja onde realizou a compra e informar a intenção de devolver ou trocar o produto. O vendedor solicita a coleta domiciliar da mercadoria e/ou documento, gerando automaticamente um número de registro, onde o objeto será coletado pelo carteiro no dia útil seguinte ao registro do pedido ou no dia agendado pelo contratante.    

Se para o consumidor o serviço é uma necessidade, para o empreendedor pode significar a existência da própria loja. “As pessoas passaram a fazer tudo de casa, inclusive as compras, e nada mais natural que possam fazer, também, as trocas e devoluções dos produtos”, destaca o diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento. O executivo lembra, ainda, que a solução pode ser utilizada o ano todo, sobretudo após as grandes datas comemorativas, como a Black Friday e o Natal. 

O comerciante que ainda não contratou o serviço pode solicitar a alternativa no site dos Correios: Logística Reversa — Correios