Os Correios estão prontos para atender à alta demanda decorrente das datas que movimentam as vendas em todo o País: Dia das Crianças, 10/10, Singles Day, Black Friday, Cyber Monday e Natal.

Para a Black Friday, maior evento comercial de descontos que acontece no Brasil e no mundo, os Correios lançaram, nesta quarta-feira (5), a campanha “Black de Milhões”, em referência aos números superlativos que fazem parte da megaoperação: são milhões de encomendas enviadas, milhões de lojistas, consumidores e milhares de negócios buscando aproveitar ao máximo as datas mais aguardadas do ano.

A ação ocorreu na sede da estatal em São Paulo e foi conduzida pelo presidente dos Correios, Floriano Peixoto, que foi acompanhado por diretores, empregados e clientes convidados. O evento também contou com a participação do consultor de Negócios Sênior do Sebrae, Diego Smorigo, que apresentou um painel sobre desafios e tendências para a BF deste ano.

Presidente dos Correios, Floriano Peixoto, anuncia a Black Friday de Milhões dos Correios.
Foto: CCOM/SPM

O presidente dos Correios reiterou que, assim como em anos anteriores, a estatal está a postos para prover todo o segmento no cenário de oportunidades da BF. “A acessibilidade, a agilidade e a comodidade das compras virtuais trazem na bagagem e-consumidores cada vez mais familiarizados com esse mercado. Por isso, em 2022, estamos novamente preparados. Nosso foco é garantir, por meio de soluções completas de logística e comunicação, que os clientes tenham a melhor experiência de compra possível. Trazemos soluções que atendem desde o pequeno empreendedor até as grandes instituições do ecossistema do e-commerce”, disse o gestor.

Melhores soluções – Os Correios implementaram uma série de melhorias no segmento de encomendas que irão trazer mais rentabilidade aos vendedores e uma melhor experiência aos consumidores. Com investimentos no portfólio e na capacidade logística, a empresa avançou em projetos digitais, inovações nos serviços, produtos e nas operações para acompanhar a curva de crescimento do e-commerce – tudo isso com a manutenção, por dois anos consecutivos, dos preços de encomendas nacionais e internacionais.

Como resultado dessas melhorias, as encomendas expressas estão chegando mais rápido e em mais localidades. A linha Premium (SEDEX 10, SEDEX 12), por exemplo, expandiu sua cobertura: os serviços estão disponíveis em mais de 717 trechos, tendo ainda o sábado contabilizado como dia útil de entrega em cidades de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O SEDEX Hoje, que já atendia a capital paulista, agora atende também Curitiba/PR e Belo Horizonte/MG e, até o final deste ano, chegará a mais 12 cidades.

Em mais de 17 mil trechos, o prazo de entrega foi reduzido de 5 para um 1 dia e, nas principais praças, houve redução de preços, favorecendo os sellers na oferta de fretes mais atrativos. No fluxo de encomendas vindas do exterior, a estatal otimizou os prazos de entrega, reduzido para aproximadamente 8 dias após a liberação do produto pelos órgãos fiscalizadores de importação. Durante a Black Friday 2022, todos esses prazos de entregas serão mantidos.

O suporte ao empreendedor também foi ampliado com a criação do Correios Empresas (CEM), uma solução física e digital de atendimento a empresários de todo o país que já tem 31 unidades inauguradas. Além disso, o Correios Log+, solução completa de logística para e-commerce, foi expandido para mais cidades e permite aos lojistas usufruírem de toda a expertise da estatal nas etapas do processo logístico: armazenagem, gestão do estoque, separação do pedido e entrega ao cliente final.

Alta performance operacional – Os investimentos realizados na infraestrutura logística tornaram a capacidade operacional dos Correios ainda mais robusta.

Somente neste ano, a empresa investiu cerca de R$320 milhões na renovação da frota, o que representa mais de 4,8 mil novos veículos na rua. A estatal também instalou 13 centros operacionais, que receberam novos equipamentos para tratamento de encomendas.

Para ofertar menores prazos para encomendas expressas, a capacidade de transporte também foi ampliada com a contratação de 16 novos trechos de porão de aeronaves para o tráfego de carga. E para receber suas encomendas com mais conveniência e segurança, os clientes dispõem da ampla rede de agências, com a solução Clique e Retire, e de Lockers instalados nos principais centros urbanos do país. Mais funcionalidades do App Correios também permitem aos clientes agilizar serviços, como pré-postagem, e fazer consulta de preços, prazos e rastreamento.

Os Correios projetam volumes de encomendas superiores no segundo semestre se comparado aos trimestres anteriores. Isso porque, neste ano, além da Black Friday, em 25/11, ainda será realizada a Copa do Mundo da Fifa 2022, que também promete aquecer o e-commerce nacional.

Como maior operador logístico da América Latina, os Correios estão prontos e organizados para apoiar a Black Friday de milhões de brasileiros e de milhares de negócios que democratizam o comércio eletrônico e fomentam a economia do País.