Os Correios lançaram, na tarde dessa quarta-feira (5), em Brasília/DF, selo personalizado e carimbo comemorativo que homenageiam os 34 anos da Constituição Federal, completados nesta data. A solenidade ocorreu no Supremo Tribunal Federal (STF) e contou com a presença da diretora de Gestão de Pessoas dos Correios, Mércia Pedreira, representando o presidente da estatal, Floriano Peixoto; da presidente do STF, ministra Rosa Weber, e do procurador-geral da República, Augusto Aras; dos demais ministros da Corte, entre outras autoridades e convidados. 

Em discurso, a ministra ressaltou a relevância das emissões filatélicas como forma de reafirmar as tradições da nossa sociedade. “O selo enquanto importante manifestação das comunicações na época em que os e-mails e as redes sociais não faziam parte do nosso dia a dia visam expressar o quão significativo e relevante é para nós comemorarmos, formalmente, cada aniversário da nossa Constituição”, destacou. 

A ministra Rosa Weber recebe o álbum com as peças filatélicas da diretora de Gestão de Pessoas dos Correios, Mércia Pedreira. Fotos: Fernanda Lobo/Correios.

A ministra foi a primeira a obliterar a peça filatélica, seguida do vice-presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, do decano do STF, ministro Gilmar Mendes, do procurador-geral da República, Augusto Aras, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Roberto Simonetti.  

O selo apresenta o perfil da estátua da Justiça, inspirada na figura da deusa Themis, da mitologia grega, símbolo do Supremo Tribunal Federal, e os dizeres “34 anos da Constituição Federal”. A arte da emissão foi criada pela equipe de designers do tribunal e adaptada para o carimbo pelos Correios. 

Constituição Federal – Conhecida como “Constituição Cidadã”, a Constituição Federal é a sétima a ter vigência no Brasil e é responsável por elevar a dignidade da pessoa humana a fundamento da República e estabelecer direitos e garantias individuais, além de definir a forma federativa do Estado e o voto direto, secreto e universal. A Assembleia Constituinte instalada em 1987 se encarregou de criar o texto para expressar a nova realidade sócio-política do Brasil, com o término do regime militar e o processo de redemocratização. 

160 anos do Diário Oficial – Criado por D. Pedro II com o objetivo de publicar especificamente os atos do império, o Diário Oficial tem circulação regular desde 1862. Para marcar a importância do periódico para a história nacional, os Correios lançaram, nessa quarta-feira (5), o selo comemorativo dos 160 anos do Diário Oficial da União (DOU). Em agenda promovida pela Imprensa Nacional (IN), o lançamento foi conduzido pelo diretor de Governança e Estratégia dos Correios, José Eduardo Leal de Oliveira, representando o presidente da estatal, Floriano Peixoto, e contou com as presenças do diretor-geral da IN, Heldo de Souza, dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, e da Educação, Victor Godoy Veiga, entre outros convidados. 

O diretor-geral da IN, Heldo de Souza, recebe exemplares do selo lançado do diretor de Governança dos Correios, José Eduardo Leal. Fotos: Divulgação IN.

A arte do selo foi criada pelo servidor da IN Romulo Cesar Souza da Silva e tem como pano de fundo uma imagem de 1940 que retrata o processo de impressão do DOU. A imagem está editada com efeito fotogênico estilizado. No cabeçalho, o selo leva a marca da IN sob a inscrição Diário Oficial da União, na cor branca. Em chefe a inscrição “160 anos” também na cor branca. Na parte inferior, uma faixa em verde e amarelo reproduz o lema da IN: a história do Brasil passa por aqui.