Hoje, 16 de setembro, os Correios se unem a todas as instituições ao redor do mundo no reforço à proteção da camada de ozônio. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), retoma a importância com que a humanidade tem que tratar o planeta e a camada protetora da atmosfera terrestre, que tem a fundamental função de preservar a vida na Terra e age como um escudo contra a radiação ultravioleta (raios UV), regulando o clima global.
Os Correios, como empresa pública, agente de integração nacional e promotora da cidadania, implementa ações voltadas à mitigação dos impactos ambientais à camada de ozônio gerados pelo seu negócio, visando à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento econômico sustentável. Também adota práticas para proteger seus empregados dos efeitos da redução da camada de ozônio, por meio do fornecimento de uniformes adequados, protetor solar, bonés entre outros.
Gestão das emissões de CO2e – Desde 2014, os Correios fazem a gestão das emissões de gases de efeito estufa e realiza, anualmente, o inventário de emissões de gás carbônico equivalente decorrente das atividades da empresa. Está em andamento o 10º Inventário de Emissões de Gás Carbônico equivalente (CO2e). A gestão das emissões de CO2e contribui para a preservação da qualidade do ar, atende as demandas expressas pelos clientes e gera benefícios para os negócios e para a sociedade.
A coleta de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa abrange toda a frota da estatal – nos modais rodoviário e aéreo -, em viagens a serviço, além do acompanhamento do consumo de energia elétrica, emissão de gases de sistemas de ar-condicionado e até do deslocamento de empregado casa-trabalho.
Em alinhamento à Política de Sustentabilidade da empresa, destacam-se também as seguintes ações:
Agenda A3P – Os Correios aderiram ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, concretizando o seu engajamento no desenvolvimento de práticas ambientais e sociais. A agenda prevê a adoção de práticas voltadas à gestão das emissões dos gases de efeito estufa, gestão de resíduos, práticas para qualidade de vida e saúde no trabalho, dentre outras.
Em julho deste ano, os Correios foram certificados, pelo Ministério do Meio Ambiente, com o Selo A3P de monitoramento das práticas socioambientais.
Eficiência energética – Conforme divulgado no Relatório Integrado Correios – 2021, foi registrada uma redução significativa de mais de 92 milhões kwh no consumo de energia elétrica, equivalente a cerca de R$ 2,46 milhões de redução nas despesas de energia. O resultado decorre do projeto viabilizador de eficiência energética iniciado em 2021. Entre as ações de destaque, estão o apagamento automático das luzes de edifícios em horário determinado e a participação nas chamadas públicas de projetos (CPP) das distribuidoras de energia elétrica em diversos Estados.
O envolvimento de todo o efetivo, desde as equipes operacionais até a alta gestão, tem sido o diferencial para que os Correios sejam reconhecidos como organização que respeita e preserva o meio ambiente.