Os Correios e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram na quarta-feira (14) um memorando de entendimentos que estabelece as condições de cooperação mútua em projetos de fomento à exportação e à expansão internacional de negócios.  

A parceria proporcionará ganhos relevantes, como a transferência de conhecimento e o acesso a uma série de soluções de apoio aos negócios internacionais, o que reduz os riscos associados ao processo de atuação em novos mercados, com base em metodologia desenvolvida e aprimorada pela ApexBrasil.    

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana (ao centro), acompanhados do diretor de Negócios da estatal, Alex do Nascimento, e do diretor de Gestão Corporativa da agência, Roberto Escoto. Fotos: Carlos Alcanfor/Correios.   

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou na ocasião a expectativa de que essa união frutifique de maneira concreta e com grande impacto para os pequenos empreendedores do país. “Os Correios são do Brasil e dos brasileiros e é preciso aproveitar a nossa capacidade e experiência como promotores do desenvolvimento regional e ampliar as oportunidades para os pequenos empreendedores, o que será feito em conjunto com a ApexBrasil”.   

Para a ApexBrasil, a parceria será válida no sentido de aprimorar a preparação de empresas brasileiras para a exportação, com base nos serviços postais e consultorias prestadas pelos técnicos dos Correios no âmbito do serviço Exporta Fácil. A capilaridade da estatal foi mencionada como peça-chave pelo presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, no trabalho de sensibilização dos empreendedores e ampliação da base exportadora. “A ideia é criar canais de negócio, instrumentos e ferramentas que essa parceria pode oferecer em benefício de todos para que esse empresário de menor porte tenha as condições de realizar, de concretizar o seu potencial”.   

Também assinaram o termo de cooperação o diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento, e o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Roberto Escoto.