Mapas receberam o Selo Comemorativo 200 anos de Independência e passaportes filatélicos foram carimbados com o tema do Bicentenário

A Fragata Libertad, navio-escola da Marinha Argentina, chegou ao Rio de Janeiro no último sábado (10) e partiu na segunda-feira (12). Aos Correios, foi feito um pedido: carimbar 700 peças filatélicas da tripulação. Representantes dos Correios na capital fluminense estiveram na Fragata para recolher os itens e devolver, carimbados, antes da partida da embarcação. A equipe realizou uma força-tarefa que colou e carimbou os 350 selos adquiridos e providenciou a obliteração de mais 350 passaportes filatélicos, totalizando 700 peças carimbadas em 24 horas.

Mapa Filatélico com os selos recebido em todas as cidades visitas.  

Com a missão de completar a formação profissional de futuros oficiais de seu país, a A.R.A. Libertad também realiza, em suas viagens, atividades de relações internacionais, reforçando a amizade, estimulando a cooperação com os países visitados e promovendo uma integração mútua e recíproca. A visita ao Brasil também teve o objetivo de prestigiar as comemorações do Bicentenário da Independência.

Comandada pelo capitão Carlos Pedro Schavinsky, seguem a bordo do navio-escola 367 pessoas, sendo 60 mulheres, além de convidados de institutos de treinamento da Marinha Argentina, outras Forças Armadas, universidades e marinhas estrangeiras. A Libertad é uma fragata (tipo de navio de guerra) de quatro mastros, com velas que cobrem uma área de 2.600 metros quadrados. Tem mais de 720 mil milhas de navegação (o equivalente a 33 viagens ao redor do mundo) e visitou mais de 500 portos e 60 países.  

Detalhe do selo carimbado no Rio de Janeiro,  em comemoração pelos 200 anos de Independência do Brasil.
 

A Fragata Argentina iniciou sua 50.ª viagem de instrução em 30 de abril. Partiu de Buenos Aires (ARG) e já navegou por 5 meses, visitando onze portos dos continentes americano e europeu. No itinerário da viagem, consta a cidade de Fortaleza (CE), visitada em maio, além de: Castries (Santa Lúcia), Santo Domingo (República Dominicana), Havana (Cuba), Veracruz (México), Baltimore (Estados Unidos), Dublin (Irlanda), Saint-Malo (França), Toulon (França) e Cádiz (Espanha). O Rio de Janeiro foi última cidade de parada antes do retorno para Buenos Aires, com chegada prevista para o dia 25 de setembro.  

Por todas as cidades onde passa, é feito o contato com os Correios para compra de selos e obliteração de 350 mapas e 350 passaportes filatélicos.  

O tenente da fragata, Auditor Nicolas Dobler, recebe as peças filatélicos obliteradas.
Fotos: CCOM/RJ