Como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do país, foi realizada, nesta segunda-feira (15), a abertura da exposição “Bicentenário da Independência em Selos’”, em Brasília/DF, com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

A mostra conta com 6 painéis que ilustram diferentes peças filatélicas lançadas ao longo desses 200 anos, inspiradas na data nacional.

Em 359 anos de ofícios prestados à nação, os serviços postais brasileiros tiveram um papel fundamental para o desfecho que culminou na emancipação do país. Foi pelas mãos do mensageiro Paulo Bregaro – considerado o primeiro carteiro do Brasil -, que, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I recebeu a correspondência redigida pela Imperatriz Leopoldina, ato que resultou na declaração do Independência. Desde então, os Correios registram, por meio da filatelia, esse capítulo célebre da história.  

Nos painéis da exposição, é possível reconhecer, nas estampas emitidas, fatos, personalidades e eventos que contam o legado da Independência. As peças especiais estampam diferentes manifestações artísticas que mostram um olhar plural ao significado do marco nacional. Alguns selos trazem diversas expressões visuais da época da América portuguesa, sendo possível perceber as ações e os projetos políticos daquele contexto histórico.

Abertura da exposição contou com as presenças do presidente da República e da primeira-dama, Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, que foram conduzidos pelo presidente dos Correios, Floriano Peixoto.
Fotos: Cristiano Vaz/Correios

No acervo, destaca-se o lançamento de 1900, o 1º selo comemorativo emitido no país, durante as comemorações do 4º centenário do Descobrimento do Brasil. Em 1972, a icônica pintura “Independência ou Morte”, do artista brasileiro Pedro Américo, também foi reproduzida em um selo.  

Outras coleções filatélicas também podem ser conferidas na exposição, como as emissões “Brasil, 200 anos de Independência”, série realizada em parceria com a Câmara dos Deputados e que, desde 2017, faz o resgate dos acontecimentos que marcaram essa passagem da história brasileira. É possível conhecer também o selo “Bicentenário da Independência do Brasil – Marca Oficial do Bicentenário”, peça desenvolvida pelo Governo Federal. A emissão em verde e amarelo – em referência às cores da bandeira nacional -, destaca o detalhe da espada que D. Pedro I teria erguido às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.

Fotos: César Augusto Cunha/Correios

Ainda para este ano, os Correios programam outros eventos e lançamentos comemorativos alusivos ao Bicentenário, para retratar personagens, prédios históricos e a inserção dos serviços postais nesses 200 anos de Independência.

No Museu Correios, em Brasília/DF, por exemplo, há uma exposição especial que reúne peças da época do Império, como uma Caixa de Coleta – Com Coroa Imperial e iniciais de D. Pedro II; o Códice Bahia, um manuscrito encadernado contendo o juramento dos Correios, a Constituição Brasileira de 1824; a placa de selo “Olho de Boi de 10 Réis (não emitido)” – Comemorativa ao Centenário da Independência do Brasil em 1922; e uma mala postal do Correio Urbano, do século 19.

Mais informações também podem ser acessadas no Blog da Filatelia e na página dos Correios. Para adquirir selos, cartões postais e outros produtos filatélicos, basta acessar a loja virtual ou se dirigir às principais agências dos Correios.

Exposição Bicentenário da Independência em Selos
De 15 de agosto até 15 de novembro de 2022
Local: térreo do Palácio do Planalto
Horário: 9h às 17h