Neste 14 de agosto, Dia Mundial de Combate à Poluição, se faz necessária a urgente reflexão sobre as consequências da degradação ambiental para o planeta e a busca por alternativas de progresso social alinhadas à preservação da biosfera.

Os Correios, como empresa pública e agente de integração nacional, implementa diversas ações voltadas à mitigação dos impactos ambientais gerados por suas atividades e negócios, visando ao desenvolvimento econômico sustentável.

Em alinhamento à política de Sustentabilidade Corporativa, a estatal destaca algumas iniciativas importantes que contribuem para a saúde de nosso planeta.

Agenda A3P – Os Correios aderiram ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), concretizando o engajamento da empresa no desenvolvimento de práticas ambientais e sociais. A implantação da Agenda deve ocorrer em cinco anos e teve início com o desenvolvimento de projeto piloto em Brasília/DF, com previsão de extensão para as outras unidades da federação. Para fomentar a cultura sustentável na empresa, foi disponibilizado, para todos os empregados, o curso Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), na plataforma virtual da UniCorreios, mediante parceria com o MMA. Em julho deste ano, os Correios foram certificados, pelo ministério, com o selo A3P de monitoramento das práticas socioambientais.

Eficiência energética – Conforme divulgado no Relatório Integrado Correios – 2021, os Correios registraram uma redução significativa de mais de 92 milhões kWh no consumo de energia elétrica, equivalente a cerca de R$ 2,46 milhões de redução nas despesas de energia. O resultado decorre do projeto viabilizador de eficiência energética iniciado em 2021. Entre as ações de destaque, estão o apagamento automático das luzes de edifícios em horário determinado e a participação nas chamadas públicas de projetos (CPP) das distribuidoras de energia elétrica em diversos Estados.

Gestão das emissões de CO2e – Desde 2013, os Correios fazem gestão das emissões de gás carbônico equivalente (CO2e). Está em andamento o 10º Inventário de Emissões de Gás Carbônico equivalente, no qual já se apurou que foram reduzidas mais de 100 mil toneladas de gases, em relação ao ano base 2013, demonstrando a responsabilidade da empresa com seu maior impacto ambiental, ou seja, a frota de veículos. A gestão das emissões de CO2e contribui para a preservação da qualidade do ar, gera benefícios para os negócios e para a sociedade.

Como empresa cidadã, os Correios convidam a sociedade a engajar e contribuir para o combate da poluição e preservação do meio ambiente. Hábitos como reciclar, realizar o descarte adequado de pilhas e baterias, substituir sacolas plásticas por sacolas retornáveis, priorizar meio de transportes sustentáveis ou caronas compartilhadas, optar por construções sustentáveis, evitar desperdícios, reutilizar o que estiver em bom estado, dentre outras dezenas de ações colaboram para a melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida e às gerações futuras.