Para aqueles que mudam de endereço constantemente, que passam o dia fora ou que moram em prédios sem porteiro e não têm como receber suas encomendas, os Correios têm uma solução: a Caixa Postal.
O serviço é oferecido nas agências e possibilita ao cliente alugar um espaço para receber encomendas e correspondência. Em 2018, mais de 200 mil brasileiros contrataram uma caixa postal.
O representante comercial Jorge Luiz Freitas, de Teresina, no Piauí, que viaja a trabalho constantemente, é um dos usuários do serviço. “Trabalho viajando para o interior e o prédio do meu escritório não tem porteiro. A Caixa Postal foi a solução mais prática que encontrei, inclusive, para receber amostras dos produtos que represento”, conta.
A atendente comercial dos Correios Elza Coutinho, que trabalha com caixa postal há mais de 40 anos, viu, ao longo das décadas, o perfil do cliente mudar conforme o avanço da internet. “Tínhamos antes uma clientela maior de pessoas jurídicas, mas hoje as empresas fazem mais comunicação por e-mail. Nosso perfil de cliente, agora, é predominantemente de pessoas físicas procurando uma forma segura de receber suas encomendas e compras online. É muito comum as pessoas morarem em condomínio sem porteiro, onde o carteiro não é autorizado a entrar. Nesse caso, a Caixa Postal é a solução perfeita para evitar problemas com devolução”, comenta. Para contratar o serviço, basta se dirigir a uma agência dos Correios que possua as caixas para locação. Para verificar qual a unidade mais próxima, basta acessar www.correios.com.br. No site também estão disponíveis informações como período de locação, que pode ser semestral, anual ou bienal; além dos valores cobrados, documentos necessários para abrir uma Caixa Postal e restrições de uso.