Niterói – Com curadoria de Lia do Rio, a exposição ‘Estranhamento’ chega ao Espaço Cultural Correios Niterói no próximo sábado (15) e ficará disponível para visitação até 27 de julho. A produção da artista Rose Aguiar é resultado de um olhar apurado sobre acontecimentos do cotidiano, capturando os pequenos ritmos passageiros da natureza, os movimentos de luz fugaz, as pequenas coisas corriqueiras. A entrada é gratuita e a visitação é de segunda a sexta, das 11h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h.

As obras não possuem inflexões bruscas, mas formas rítmicas na medida em que as tonalidades mudam e fazem com que cada peça adquira uma beleza singular. Deste modo, os trabalhos “pintam-se” a si mesmos. O esforço para fixar um dado movimento é o resultado de percepções do mundo real. Imagens vagas se acumulam em reflexos e formas indefinidas, nas quais descobre-se alusões a paisagens.O diálogo entre as manchas é permanente, mas a aproximação a um mesmo fenômeno é sempre diferente. 

Rose Aguiar também registra aspectos imperceptíveis ao passante desavisado, pequenos acontecimentos, como os da luz retida por vidros corrugados transformados aos olhos do público em imagens quase reconhecíveis. Diversos são os suportes usados em seus trabalhos, papel, discos de vinil, caixinhas de CDs e até mesmo esboços descartados de paredes antigas. Da mesma maneira, diversas são suas linguagens, fotografia, desenho, monotipia. Por vezes, linhas e contornos azuis, como que por magia, surgem como resultado da incidência do sol sobre o suporte.

A produção da artista é o resultado de um olhar apurado sobre acontecimentos do cotidiano. Captura com precisão os pequenos ritmos passageiros da natureza, os movimentos de luz fugaz, as pequenas coisas corriqueiras, o instante que logo se transformará.

Espaço Cultural Correios Niterói – O Palácio dos Correios de Niterói é resultado de vários fatores que impulsionaram a construção do prédio. O Decreto nº 7.653, de 11/11/1909, estabeleceu o novo Regulamento da organização, que tinha como uma das metas construir sedes novas dos Correios nas capitais dos estados. O Palácio sempre serviu para o funcionamento das repartições postais e telegráficas.

O Espaço Cultural foi criado no dia 14 de novembro de 2014, data do centenário do Palácio dos Correios. O primeiro pavimento do prédio conta com duas salas de exposição e uma sala para oficinas. No segundo pavimento há mais quatro salas de exposição, a sala histórica e um auditório que possibilita a realização de eventos de música, humanidades, audiovisual e seminários. A sala histórica foi completamente restaurada com os detalhes originais. Várias camadas de tinta foram retiradas até se chegar às cores e desenhos originais que ornamentam as partes inferior e superior das paredes e do teto. As portas de madeira são originais, bem como o piso de madeira Peroba. Nessa sala estão expostas duas plantas arquitetônicas, vários ladrilhos hidráulicos cujos modelos são encontrados nos pisos de circulação interna, alguns adornos da fachada e um conjunto de forma que produziram as escamas de cobre das cúpulas das torres do Palácio.

Serviço

Exposição ‘Estranhamento’

Artista: Rose Aguiar

Curadoria: Lia do Rio

Visitação: de 15 de junho a 27 de julho de 2024

Local: Espaço Cultural Correios Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ, 24020-005. (Palácio dos Correios, em frente às Barcas Niterói)

Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 18h  –  sábados, das 13h às 18h

Telefone: (21) 2503-8550

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Com acessibilidade

Instagram: @correioscultural, @teatrocorreiosleagarcia