Buscando a diversidade, as obras abordam diferentes temáticas, contextos e pontos de vista sobre a experiência de ser brasileiro
Rio de Janeiro – Em sua mostra de estreia, a plataforma de arte ‘Lira’ apresenta, até 6 de julho, a exposição ‘Caminhos entre o Céu e a Terra’, no Centro Cultural Correios RJ. A exibição, que reúne diversos artistas emergentes, é uma exaltação ao que forma o povo brasileiro, valorizando expressões de fé, força e coragem junto da beleza do cotidiano popular. A entrada é gratuita e a visitação é de terça a sábado, das 12h às 19h.
Criada por Carla Oliveira e Thaís Tolentino, a ‘Lira’ é uma plataforma de arte criada para fortalecer a cena artística independente brasileira, por meio da idealização de exposições, encontros, debates e programas de mentoria. Marcia Falcão e Wallace Pato, dois dos maiores pintores da atualidade, se reunirão em conversa inédita para compartilhar seus caminhos de pesquisa, construção narrativa, técnica e negócios, amanhã (11), às 17h.
Tendo como pilar fundamental a diversidade, a curadoria de Carla Oliveira busca apresentar obras que abordam diferentes temáticas, contextos e pontos de vista sobre a experiência de ser brasileiro, passando por diferentes técnicas e expressões artísticas. Entre os 21 artistas selecionados para a exposição estão Ana Coutinho, Andy Villela, Anna Clara Carvalho, Ayla de Oliveira, Bea Machado, Caio Luiz, Daiane Lucio, Gabriel D’Ketu, Gabriella Marinho, Guilherme Santos da Silva, Ismael David, Larissa de Souza, Manuela Navas, Matheus Mestiço, Matheus Ribeiro, Mayra Carvalho, Miguel Afa, Pandro Nobã, Rubens Takamine, rOnA e Thais Iroko.
Ao longo da exposição, a plataforma organizará outras mesas e debates no Centro Cultural Correios RJ. No dia 27 de junho, às 17h, a discussão será em torno do cenário artístico contemporâneo, o colecionismo e os movimentos que criam e recriam novos espaços e possibilidades, reunindo Antônia Cavalcante (colecionadora), Camillo Osório (curador do Instituto PIPA), Keyna Eleison (curadora da Bienal das Amazônias) e Lurdinha Piquet (colecionadora).
Os encontros entre artistas e players importantes do mercado de arte são um dos principais pilares de atuação da Lira. “Para nós, é importante atuar na inserção de artistas no mercado e somar na construção de suas carreiras, colocando a sua disposição toda uma rede de conexão capaz de inseri-los em coleções de arte importantes, gerando renda e contribuindo uma visão de longo prazo, conectada sempre a galerias de arte, instituições e colecionadores – e o primeiro passo para isso são estes encontros e trocas que realizaremos”, diz Carla Oliveira, diretora artística da Lira.
Mais sobre a Lira
Criando um elo criativo entre mercado de arte e mercado institucional, a plataforma abre portas para jovens artistas, com pesquisas e exposições que dialoguem com realidades, perspectivas e histórias múltiplas, promovendo diálogos plurais de histórias brasileiras por meio da arte, por meio de um olhar amplo e múltiplo do mercado criativo. Artistas interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 96639-9797 ou mandar um email para contato.liraarte@gmail.com.
Sobre o CCCRJ – O imóvel onde funciona o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro foi inaugurado em 1922. As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século. O imóvel foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas. A inauguração oficial do Centro Cultural Correios RJ ocorreu em agosto de 1993, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93.
O CCCRJ conta com três andares interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno. Suas instalações ocupam integralmente os 3.480m² da área do prédio. O Teatro Correios Léa Garcia, com 320 m² e capacidade para 199 pessoas, está localizado no térreo do Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. O Teatro Correios reabriu em janeiro de 2024 com o novo nome, homenageando a atriz Léa Garcia (1933-2023), e com o foco em apresentar espetáculos teatrais, shows e eventos que abordam a ancestralidade negra, as tradições de povos originários e os projetos que proporcionam a pesquisa de culturas populares.
Serviço
Exposição: ‘Caminho entre o Céu e a Terra’
Visitação: de 22/5 a 6/7, de terça a sábado, das 12h às 19h
Curadoria: Carla Oliveira
Mesa: O Caminho e a Construção – Dia 11 de junho, às 17h
Mesa: Colecionismo e as novas coreografias da arte brasileira – Dia 27 de junho, às 17h
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Telefone: 3088-3001
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Com acessibilidade
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana)
Crédito das fotos: divulgação Correios
Instagram: @correioscultural, @teatrocorreiosleagarcia