Lançamento ocorreu em solenidade no Palácio do Itamaraty
Brasília – Os Correios, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, lançaram, nesta terça-feira (28), o selo institucional que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos da América. O evento ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com a presença da diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo, da secretária de Europa e América do Norte, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, e da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.
Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a reconhecer a independência do Brasil. O ato de reconhecimento oficial e início da parceria entre os países é representado pela ocasião em que o presidente dos EUA, James Monroe, recebeu o encarregado de negócios brasileiro, José Silvestre Rebello, em Washington no dia 26 de maio de 1824.
Durante a solenidade, a diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo, explicou a importância do lançamento de selos. “É por meio da filatelia que os Correios contribuem para a preservação da memória de importantes marcos históricos, como essa emissão filatélica que visa fortalecer os laços diplomáticos e culturais entre Brasil e os Estados Unidos”. A dirigente ressaltou ainda outro ponto em comum entre as duas nações. “Em virtude das dimensões continentais dos dois países, os correios das duas nações estão entre os do mundo e são, ambos, públicos”, destacou a diretora.
“O selo que lançamos hoje constitui mais um marco no longo histórico da dimensão postal das relações bilaterais. A emissão soma-se a episódios anteriores em que os Correios do Brasil celebraram a parceria entre nossos países a exemplo de selos alusivos ao papel dos Estados Unidos em apoio à Força Expedicionária Brasileira e algumas das primeiras visitas de presidentes dos EUA a nosso país. Ao obliterarmos este selo institucional do bicentenário estamos, ao mesmo tempo, reavivando e renovando a parceria com os EUA que já dura 200 anos”, reforçou a secretária de Europa e América do Norte, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes.