Para celebrar os 170 anos da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a SPU e os Correios lançaram o selo personalizado e carimbo comemorativo, no dia 30/1, em cerimônia realizada no auditório Celso Frutado, do Ministério de Gestão e Inovação.
A ministra do MGI, Esther Dweck, participou da obliteração do selo, que foi conduzida pela diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo.
A diretora destacou que a atual gestão da estatal vem fortalecimento as relações entre os órgãos públicos e sociedade e que os Correios têm estreitado relações com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, citando a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o MGI, ocorrida na manhã do dia 30, com o objetivo de aperfeiçoar critérios de governança corporativa das empresas estatais federais. “A filatelia também se faz um poderoso instrumento de propagação e valorização do que é importante. Que o selo personalizado e o carimbo comemorativo lançados hoje torne a imagem da SPU presente em todos os cantos do Brasil”, ressaltou.
SPU – A Secretaria do Patrimônio da União é um órgão pioneiro na administração de questões fundiárias e impulsionador das entregas públicas federais em consonância com políticas socioeconômicas, ambientais de desenvolvimento local. A história da SPU teve início em 30 de janeiro de 1854, ainda no Brasil Império, quando o Decreto nº 1.318 regulamentou a ‘Repartição Geral das Terras Públicas’, primeira instituição incumbida de organizar a questão fundiária no país.
O órgão passou por diversas reformulações até a configuração atual, como integrante da estrutura do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que administra o patrimônio imobiliário da União. Atualmente a secretaria desempenha um papel fundamental na modernização e no aprimoramento de sua atuação diária, responsável por traçar diretrizes para o apoio a programas governamentais, abrangendo áreas como infraestrutura, habitação de interesse sociais e administração pública. A SPU também tem a responsabilidade de zelar pelos bens imóveis da União, desde orlas marítimas e fluviais até prédios públicos, sítios arqueológicos e terras indígenas.
Sobre o selo – O selo traz o logo criado para as comemorações dos 170 anos da SPU nas cores amarela, azul e verde dos números 170 se sobrepondo em alguns pontos, representando a diversidade do povo brasileiro. Além da palavra SPU em branco no número 1, em amarelo e a palavra Anos em letra cursiva tocando a parte inferior do número 0, em verde. Seguido da inscrição abaixo Secretaria do Patrimônio da União.