No dia 21 de fevereiro, serão abertas as inscrições para o 53º Concurso Internacional de Redação de Cartas. No Brasil, a realização do certame fica a cargo dos Correios e é desenvolvida em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU.
A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las. Em seguida, é premiada a primeira melhor redação de cada estado e, na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.
Na última edição, em 2023, foram 2.482 cartas encaminhadas, sendo 1.309 escolas participantes. Destas, 397 eram de particulares e 912, públicas. O Brasil ganhou menção honrosa com a carta da estudante do Pará, Edinayana Costa Sarmento. A aluna de 15 anos é de Monte Alegre/PA. O tema foi “Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão.” A carta vencedora da etapa internacional foi de uma estudante do Quênia.
Para o 53º Concurso Internacional de Redação de Cartas, a ser realizado em 2024, a UPU destaca que, em 150 anos de sua existência, vem atendendo pessoas ao redor do mundo a mais de 8 gerações. Neste período, o mundo mudou enormemente. Desta forma, o tema deste ano é: Escreva uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que você gostaria que elas herdassem.
Considerando isso, os alunos são incentivados a considerar os desafios globais e a desenvolver propostas inovadoras para lidar com eles. Além disso, podem basear-se na Agenda Conjunta do Sistema das Nações Unidas, bem como nos princípios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Participação brasileira – Os Correios participaram de quase todas as 52 edições anteriores, desde 1972. O Brasil já ganhou 3 medalhas de ouro (1972 / 1988 / 2006), 2 medalhas de prata (1978 / 1980), 2 medalhas de bronze (1992 / 2015) e recebeu menções honrosas na etapa internacional em 2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2023. Como já citado, na classificação internacional o país só é superado pela China (5 medalhas de ouro).
Por meio do Concurso Internacional de Redação de Cartas, a empresa fortalece sua imagem com a realização de ações voltadas para a educação de jovens, legitimando assim, o importante papel de responsabilidade social que os Correios vêm desenvolvendo junto à sociedade.
Mais informações estão disponíveis na página do concurso, no site dos Correios.