Reconhecimento, respeito e orgulho foram os sentimentos que marcaram a comemoração do Dia da Carteira e do Carteiro na manhã desta quinta-feira (25). Há 361 anos, em 25 de janeiro de 1663, tinha início o serviço postal no Brasil, a partir da criação do cargo de Correios-Mor, nome dado à função de carteiro daquela época. Pela sua importância, essa data é também o Dia da Carteira e do Carteiro, profissional símbolo dos Correios.

A celebração nacional ocorreu no Centro de Distribuição Domiciliar Núcleo Bandeirante, em Brasília/DF, em um evento transmitido simultaneamente para todas as superintendências estaduais. Junto com o efetivo da unidade, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, comemorou o dia desses mais de 46 mil profissionais que nos conectam à sociedade e nos levam mais longe. Participaram também a diretora de Governança e Estratégia, Juliana Picoli Agatte, a diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação, Maria do Carmo Lara Perpétuo, o diretor de Administração, José Rorício Júnior, e o superintendente estadual de Brasília, Paulo Henrique Soares Moura, além de gestores do Correios Sede e da SE/BSB. 

A celebração contou com a participação especial da carteira Maria Rosicleide da Silva Bezerra, lotada na unidade do Núcleo Bandeirantes, como mestre de cerimônias e teve, ainda, exibição de vídeo alusivo à data e ao carteiro mais antigo dos Correios, entrega simbólica de bolsas de estudo, premiação de Carteiras e Carteiros Nota 10 e lançamento da campanha de posicionamento estratégico, “Correios, presente pra você”.

“Hoje é um dia muito feliz para mim”, disse o presidente Fabiano Silva dos Santos, que, antes do evento, já havia parabenizado as carteiras e carteiros por meio de um vídeo. “Um dia em que nós estamos aqui para agradecer a vocês pelo trabalho, pela dedicação. Para mim é um dia emocionante, olha o tamanho da nossa comunidade, olha o tamanho da nossa função social. Não entregamos só encomendas para as pessoas, nós entregamos sonhos, expectativas, cidadania. Vocês são os únicos que chegam em regiões remotas do país. Só quem faz isso somos nós”, disse ele.   

Antecipação do salário, reajuste e melhoria contínua 

O presidente dos Correios reforçou o compromisso da empresa com a valorização das empregadas e empregados, com a melhoria contínua das condições de trabalho e com a modernização dos processos por meio do investimento em tecnologia. “Isso só é possível porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirou a empresa da lista de privatizações, em seu primeiro dia de governo”, afirmou Fabiano Silva dos Santos, destacando que o Presidente da República sempre manifesta seu carinho pela estatal – no decorrer do dia, o Presidente da República fez um post na rede X (antigo Twitter) sobre a data: “Hoje também é comemorado o dia de uma importante categoria para o povo brasileiro: o Dia do Carteiro, uma categoria que conta com mais de 46 mil profissionais dos Correios em todo Brasil. Valorizar os carteiros do Brasil é garantir um serviço público de qualidade.”  

“Estávamos em um processo de sucateamento. Há coisas que já deveriam ter sido feitas há cinco anos, mas não foram. Estamos fazendo agora. Não podemos nem vamos perder mais tempo”, disse o presidente da estatal, citando a criação de um marketplace dos Correios e o estudo de um plano de progressão de carreira como exemplo de ações há muito aguardadas, que agora finalmente estão em andamento.

Bolsas de estudo para primeira graduação 

Os Correios lançaram, no fim de 2023, um processo seletivo para a concessão de 100 bolsas de estudo destinadas a empregadas e empregados de nível médio, distribuídas com equidade de gênero e raça. Essa ação, inédita na empresa, tem o objetivo de contribuir para o avanço pessoal e profissional dos empregados que ainda não tiveram oportunidade de obter um diploma de nível superior.  

Na manhã de hoje, o presidente Fabiano Silva dos Santos e a diretora Juliana Pícoli Agatte entregaram, de forma simbólica, duas bolsas do programa para selecionados da SE/BSB. Os contemplados foram os candidatos Emanoel Correa Campos (CDD Valparaíso) e Ailton Pereira da Nóbrega (CDD Lago Sul), ambos de Brasília. 

“Eu sei a importância que o estudo tem na vida das pessoas”, afirmou o presidente. “Hoje, só estou aqui porque estudei, porque me dediquei. Sou filho de metalúrgico, minha mãe morreu quando eu tinha um ano de idade”, falou. “Por isso, fico muito feliz em poder dar essa oportunidade para que o carteiro vire doutor. Essa bolsa abre novas perspectivas”, avaliou.  

Carteiras e Carteiros Nota 10 

Durante o evento, foram premiadas as carteiras e os carteiros Nota 10 de Brasília. O processo de escolha dos empregados Nota 10 envolve uma análise abrangente do desempenho profissional, comportamento disciplinar e contribuições para os Correios e para a comunidade, incorporando não apenas a eficiência operacional, mas também a ética, a conduta disciplinar, o aprimoramento profissional e o envolvimento com a comunidade. Esses critérios buscam identificar e reconhecer os profissionais que se destacam não apenas no desempenho de suas funções, mas, também, como membros engajados e positivos da comunidade e da organização. 

Hoje, receberam a premiação a carteira Vilma Aires da Silva Nogueira (CDD Guará), o carteiro José Bonifácio Melo (UD Brasilândia), a carteira motorizada Vera Lúcia de Lima (CEE Brasília Sul) e o carteiro motorizado Márcio Cardoso Abreu dos Santos (CDD Brasília Norte). O presidente Fabiano Silva dos Santos, a diretora Juliana Picoli, a diretora Maria do Carmo Lara Perpétuo e o diretor José Rorício Júnior fizeram a entrega dos pins e certificados.  

O carteiro mais antigo do Brasil 

É pelas ruas de Recife/PE que circula o carteiro mais antigo do Brasil, Severino José da Silva, ou “Seu Biu”. Lotado no CDD Pina, o carteiro de 82 anos está na entrega há impressionantes 52 anos, e contou um pouco da sua experiência acompanhando as mudanças na cidade e na empresa, no vídeo produzido em sua homenagem e exibido hoje pela primeira vez.  Confira no Blog dos Correios a matéria sobre os carteiros mais antigos do Brasil, incluindo, é claro, Severino José da Silva. Também é possível ver, no Blog, o vídeo de Seu Biu.   

Lançamento da campanha “Correios, presente pra você” 

As carteiras e os carteiros são a cara dos Correios, portanto, a data também marcou o lançamento da Campanha “Correios, presente pra você”, novo conceito de  direcionamento estratégico, posicionamento de mercado e objetivos de negócio definidos para o próximo ciclo 2024-2028.  A campanha deste ciclo adotou como escopo de atuação evidenciar o capital humano dos Correios e sua importância para o país, tanto na esfera de mercado quanto na esfera social, passando pelo cuidado com o ambiente no qual está inserido em sentido amplo. Dessa forma, o pilar “brasilidade e inclusão” norteará a linha comunicativa dos Correios. Mais do que números, queremos somar de forma positiva para presentear as novas gerações, com motivos para acreditar na reconstrução do futuro. 

Veja o vídeo da Campanha “Correios, presente pra você” na página dos Correios no YouTube

“C” de Correios, de Carteiras e Carteiros 

Outro tributo às carteiras e aos carteiros lançada hoje foi o vídeo “C”, que retrata a atividade de entrega em todas as regiões do Brasil. Com um texto construído exclusivamente usando palavras que começam com a letra “C”, o vídeo coloca em imagens o sentimento compartilhado em relação aos mais de 46 mil profissionais cujas mãos nos conectam à sociedade e cujos passos nos levam mais longe: “Carteiro, Carteira, Correios. Conte conosco.” 

Assista ao vídeo na página dos Correios no YouTube e tente identificar sua região.  

O evento na íntegra também pode ser visto na página dos Correios no YouTube