“Esse legado é um farol que guiará as gerações futuras, inspirando-as a continuarem a tradição de excelência que vocês mesmos estabeleceram”. Com essas palavras, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, marcou a celebração do Dia dos Aposentados dos Correios, nesta quarta-feira (24), em Brasília. O evento contou com a presença de diversos empregados que contribuíram para a história da estatal e dedicaram grande parte de suas vidas aos Correios. A cerimônia foi uma parceria entre a estatal e o Instituto de Previdência Complementar (Postalis), entidade que administra os planos de benefícios da previdência social complementar dos empregados dos Correios.
Na ocasião, o dirigente entregou o crachá simbólico de acesso às dependências dos Correios aos aposentados convidados, que representavam os empregados aposentados de todo Brasil. Em breve, o cartão identificador será recebido por todos os aposentados. Também foram homenageados os aposentados que estão a mais tempo sendo assistidos pelo Postalis, recebendo, das mãos do presidente e do diretor de Gestão de pessoas, Pedro Amengol, placa e certificado de reconhecimento.
Para Amengol, homenagear os aposentados e aposentadas dos Correios é enaltecer aqueles que ajudaram a construir, ao longo de suas carreiras, uma empresa estruturada, organizada e capacitada para desbravar o Brasil. “Eles trilharam um caminho mais difícil que percorremos no presente. Fizeram o trajeto, ao mesmo tempo em que o aprimoraram, afinal, se hoje temos processos, máquinas e rotinas que melhoram nosso trabalho, é preciso reconhecer aqueles que elaboraram e implementaram” destacou o diretor.
Entre as autoridades presentes, estavam o presidente do Postalis, Camilo Fernandes, a diretora Econômico-Financeiro de Tecnologia da Segurança da Informação, Maria do Carmo Lara Perpétuo, a diretora de Governança e Estratégia, Juliana Picoli Agatte, o diretor de Investimentos do Postalis, Carlos Alberto Zachert e o superintendente da Previc, Ricardo Pena.
No mesmo dia da celebração aos aposentados e aposentadas, os Correios reinauguraram dois polos de Atendimento Previdencial do Postalis, sendo um em Brasília, no edifício sede, e outro em São Paulo. A proposta do ambiente é humanizar os atendimentos, dando maior atenção às necessidades dos empregados, que poderão fazer consultas individualizadas sobre seus planos, contratar e renegociar empréstimos, além de ter acesso mais fácil a todos os serviços oferecidos pela Instituição.
O presidente do Postalis, Camilo Fernandes, ressaltou que a reinauguração dos polos de atendimento é resultado da sinergia do trabalho com os Correios. “Trabalhamos em conjunto para devolver a importância que o Postalis merece, como um dos maiores fundos de pensão do Brasil. O Postalis está do mesmo lado que os empregados dos Correios, buscando o mesmo objetivo, que é promover uma renda digna para melhor qualidade de vida nessa fase da vida”, destacou Fernandes.
Postalis – A performance nos investimentos dos planos de benefícios é mais uma grande conquista do Postalis para seus participantes e assistidos no ano de 2023: tanto o Plano de Benefício Definido (PBD) quanto o Postalprev, da modalidade de Contribuição Variável (CV), tiveram seus melhores resultados dos últimos anos. Com o melhor retorno desde 2021, o PBD registrou 16,0%, equivalente a 184% de sua meta atuarial, que foi de 8,7%. Com o mesmo objetivo, o Postalprev registrou rentabilidade de 17,1%, correspondente a 197% da meta. É a maior rentabilidade deste plano desde 2018.