Os Correios e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) firmaram, nessa quinta-feira (14), um Acordo de Cooperação Técnica que formaliza a execução de ações conjuntas em apoio à campanha “SINAPIR em Movimento por um Brasil sem Racismo”. O documento foi assinado pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e pela ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, durante o Encontro de Gestores e Gestoras de Promoção da Igualdade Racial 2023, em Brasília/DF.
Entre as iniciativas previstas na cooperação está a divulgação, nas agências dos Correios em todo o País, da Política e do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), a inclusão de empregados e empregadas da estatal em cursos de formação para o enfrentamento ao racismo, em parceria com o MIR, além da realização itinerante de exposição e produção de publicação sobre a presença negra nos selos brasileiros.
Em seu discurso, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, confirmou as iniciativas inclusivas implementadas pela atual gestão. “Já colhemos resultados positivos como a inclusão de cláusulas específicas de combate ao racismo e ao assédio no acordo coletivo de trabalho e realizamos este ano o lançamento de selos que destacam a questão da equidade, sendo que mais recentemente lançamos um selo para celebrar o legado de Marielle Franco”, destacou o gestor, que também anunciou o lançamento, em breve, de um selo em memória à ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, falecida em 2016.
“Correios, mais uma vez, muito obrigada pela parceria. Como muito bem lembrou o presidente, essa empresa não entrega só cartas, mas entrega sonhos. Temos o MIR e os Correios muito mais em comum do que se imagina. Que iniciemos 2024 com audácia, coragem, esperança e orgulho do que estamos predestinados a fazer em prol das futuras gerações”, disse a ministra Anielle.
Acompanharam o presidente da estatal no evento o diretor de Gestão de Pessoas dos Correios, José Pedro Amengol, a superintendente executiva da Gestão de Pessoas da estatal, Ângela Rosa da Silva, e a assessora especial da Presidência dos Correios e coordenadora do Grupo de Trabalho Igualdade de Gênero, Raça e Diversidade, Vilma Reis.