Cerca de 2,5 milhões de pessoas em 40 cidades da região do Vale do Paraíba, do Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, serão beneficiadas com o aumento da capacidade operacional dos Correios graças à entrega das novas instalações do complexo da estatal em São José dos Campos/SP na terça-feira (31). Com uma área moderna e ampla, o complexo resultará em mais eficiência no tratamento e na entrega de 60 mil objetos por dia.

A inauguração do complexo integra a lista de projetos estratégicos prioritários anunciados este ano pelos Correios, com foco na modernização da infraestrutura logística da estatal.

“Quando vemos a entrega de uma unidade como esta, significa que estamos investindo ainda mais na prestação de um serviço público adequado. Esse é o terceiro complexo operacional que inauguramos, esse ano, no Estado de São Paulo. Já estivemos em Guarulhos, em Valinhos e, hoje, estamos inaugurando aqui em São José dos Campos”, ressaltou o presidente dos Correios, destacando que o investimento nesta e em outras regiões estratégicas foi possível porque o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, retirou os Correios da lista de privatizações em seu primeiro dia de governo.

Para a diretora de Governança e Estratégia, Juliana Picoli Agatte, a expectativa é que a atual gestão dos Correios consiga implementar cada vez mais melhorias. “As propostas, as oportunidades e os projetos estratégicos que estão sendo colocados inspiram uma mudança importante e vão acontecer com a participação de todas as empregadas e todos empregados, cada um com sua importância, no espaço que ocupam”, afirmou. Em seu discurso, o superintendente estadual de São Paulo Interior, Sebastião Sérgio de Souza, lembrou a importância de se investir em uma região relevante como a de São José dos Campos. “Os Correios estavam há vários anos tentando implantar esse complexo e, nesta gestão, conseguimos realizar todo o processo com rapidez”, disse.

A solenidade de inauguração contou ainda com a presença de autoridades locais e empregadas e empregados dos Correios.

Sobre a unidade – Com um investimento de R$ 2,3 milhões, o novo complexo possui 5.000 m² de área construída. Cerca de 300 pessoas irão trabalhar no local, em três turnos de serviço. A operação do complexo envolve 85 linhas de transporte nas operações de um centro de tratamento de encomendas, um centro de entrega de encomendas e um centro de transporte operacional.

Além disso, o complexo possui características para melhorar as condições de trabalho no local: refeitório mais espaçoso, pé direito mais alto e sistema de ventilação melhor para mais conforto térmico, bem como uma área mais adequada para armazenamento das encomendas e docas de embarque e desembarque.