A rede de agências dos Correios no Rio Grande do Sul está recebendo doações para as vítimas das chuvas que atingiram o Estado. Além de coletar os donativos, a estatal também irá transportar gratuitamente as doações às prefeituras dos municípios afetados pelos temporais. Não haverá nenhum custo aos doadores.
São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal e itens de vestuário. Esses são os itens de maior necessidade no momento, segundo informações da Defesa Civil, instituição parceira dos Correios nesta ação.
Os Correios irão doar, ainda, itens de vestuário, brinquedos, utensílios domésticos e material escolar e de escritório aos atingidos pelas chuvas. As doações são objetos de refugo, ou seja, que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Atendimento e entregas – Os Correios também trabalham de forma contingencial no Estado diante os transtornos causados pelas inundações, na tentativa de minimizar os impactos para empregados e clientes. Uma equipe multidisciplinar está viabilizando medidas para a normalização dos serviços nas agências que foram alagadas. Outras iniciativas incluem adaptações em itinerários do transporte de cargas e ajustes nos prazos de entrega. Mais informações sobre a situação dos serviços nas regiões atingidas pela calamidade estão disponíveis no site dos Correios.
Solidariedade Expressa — Historicamente, os Correios realizam, em âmbito nacional, a ação “Correios Solidariedade Expressa”, que consiste no transporte de donativos às vítimas de regiões em situação de emergência ou calamidade pública, oficialmente decretadas. Em fevereiro, a estatal destinou 20 toneladas de objetos de refugo para as vítimas das enchentes no litoral paulista. Em abril, os Correios entregaram mais de 10 mil itens às vítimas atingidas por chuvas e enchentes em 24 municípios maranhenses. E em julho, a empresa entregou à Defesa Civil do Rio Grande do Sul aproximadamente 10 toneladas de doações para as cidades gaúchas atingidas por uma série de ciclones.