Em reconhecimento às iniciativas desenvolvidas em prol da coletividade e do engrandecimento do País, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, recebeu a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, na quinta-feira (11), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF. O presidente da estatal recebeu a insígnia de Comendador, um dos seis graus conferidos pela Ordem do Mérito na cerimônia em que outras personalidades e figuras públicas também foram agraciadas, como a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, e ministras e ministros de Estado de diversa pastas, como Cida Gonçalves (Mulheres), Luiz Marinho (Trabalho) e Silvio Almeida (Diretos Humanos).
O grau Comendador é indicado a Secretários do Governo dos Estados da União e Distrito Federal, Conselheiros de Embaixada ou Legação estrangeira, Cônsules Gerais de carreira estrangeira, Contra Almirantes, Generais de Brigada, Brigadeiros-do-Ar, Juízes de Segunda Instância, Professores Catedráticos ou Titulares, Cientistas, Presidentes de Associações Literárias, Científicas, Culturais, de Classe e funcionários de igual categoria do Serviço Público Federal, Estadual ou Municipal e outras personalidades de hierarquia equivalente.
A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 11 de novembro de 1970, destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, hajam contribuído para o engrandecimento do País, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia. Agracia, ainda, instituições civis e militares.
Valorização do trabalho – Este ano, os Correios estiveram presentes em agendas institucionais importantes para o aprimoramento da Justiça do Trabalho brasileira. Em abril, em uma iniciativa inédita, a empresa assinou um acordo de cooperação técnica com o TST para reduzir o número de processos em tramitação na justiça trabalhista. A parceria prevê o encerramento de recursos em andamento nas quais a empresa, historicamente, não tem ganho de causa e o estabelecimento de acordos para encerrar de forma amigável e mais rápida os processos em curso em instâncias inferiores, além do não ingresso de novos recursos no TST.
No mês do Trabalho, a empresa lançou o selo em comemoração dos 80 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas. Na ocasião, o presidente da estatal enfatizou a importância de se garantir os direitos básicos aos que trabalham e como os Correios, enquanto empresa pública, resguardam seus empregados com as devidas proteções legais e trabalhistas.