Na última quinta-feira (21), os Correios realizaram o lançamento da Emissão Postal Especial: Homenagem à Lygia Fagundes Telles na sede da Academia Paulista de Letras (APL), no centro de São Paulo (SP). O evento contou com as presenças do presidente da APL, Antonio Penteado Mendonça, do secretário-geral da entidade, José Renato Nalini, do membro da Academia, Dom Fernando Antonio Figueiredo, e de Lucia Telles, neta da escritora falecida em abril de 2022. 

“Ela tinha uma relação muito forte com as cartas, com os selos. Ela era uma mulher que adorava os selos, olhava os selos e contava histórias… Tinha uma coleção de selos. Teve uma vida epistolar: escreveu cartas, recebeu cartas… Então seria uma alegria enorme (para ela), uma empresa tão antiga e importante no Brasil fazendo essa homenagem. Além de uma homenagem em si, ela tinha uma relação com esse universo. A gente está muito feliz por ela, porque isso quer dizer muita coisa: uma escritora brasileira com esse reconhecimento é uma alegria enorme,” declarou Lucia.

O analista dos Correios, Antonio Carlos Pereira Alves, entrega um exemplar do selo à Lucia Telles. Fotos: Divulgação Correios.

Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo e passou a infância no interior, onde seu pai, o advogado Durval de Azevedo Fagundes, atuou como promotor público. Sua mãe, Maria do Rosário (Zazita), era pianista. Cursou a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, onde se formou. Na adolescência, Lygia desenvolveu a paixão pela literatura, incentivada por seus amigos íntimos, os escritores Carlos Drummond de Andrade e Érico Veríssimo.  

Autora de várias obras premiadas, como “Histórias do Desencontro”, “Verão no Aquário”, “As Meninas”, “A Disciplina do Amor”, “As Horas Nuas”, em 2005, teve reconhecimento pelo conjunto de sua obra pela mais alta distinção da literatura de língua portuguesa, o Prêmio Camões.  

Lygia Fagundes Telles seguiu a carreira literária enquanto trabalhava como Procuradora do Estado de São Paulo, cargo que ocupou até a aposentadoria. Ela também atuou como presidente do Arquivo do Cinema Brasileiro e foi membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Letras.  

Seus livros já foram publicados em diversos países como Portugal, França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Suécia, Espanha e República Tcheca, com algumas de suas obras adaptadas para TV, teatro e cinema.  

Serviço
Emissão Postal Especial: Homenagem à Lygia Fagundes Telles 
Arte: Cecília Langer 
Valor facial: R$ 1º Porte da Carta (R$ 2,45)  
Impressão: Casa da Moeda do Brasil  
Processo de Impressão: ofsete, calcografia  
Papel: cuchê gomado  
Tiragem: 96 mil selos 
Folha com 12 selos Dimensões da folha: 120 x 187mm Dimensão do selo: 30 x 40mm
Onde adquirirCorreios Online