Em continuidade às ações de sensibilização de temáticas de raça e gênero, respeito à diversidade e enfretamento ao assédio que foram retomadas pela atual gestão dos Correios, a estatal realiza, na próxima segunda-feira (24), o painel “Mulheres Negras no Serviço Público – Práticas e Ações para Avançar na Inclusão”. O evento marca a agenda de atividades programadas pela empresa em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas e ao Dia Nacional de Teresa de Benguela, comemorado em 25 de julho.
O painel contará com a participação da pesquisadora e historiadora Wania Sant’ana; da coordenadora do comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão do Serpro, Thais Dias Argolo; da coordenadora geral de Capacitação de Altos executivos da Enap, Magali Zica de Oliveira Dantas; e da gerente de Relacionamento com Órgãos Externos dos Correios, Cristiane Ferreira Kovalski.
A iniciativa, além de fortalecer o debate entre empregados e empregadas da empresa sobre a luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo, reforça ainda a posição dos Correios como empresa pública plural, inclusiva e compromissada com o enfrentamento ao sexismo, LGBTfobia e qualquer outra forma de discriminação.
“Esta atividade é resultado do trabalho que vem sendo realizado desde que assumimos a gestão, quando reafirmamos o compromisso de fortalecer os Correios, não só como empresa que disputa mercado mas também como estatal agente de políticas públicas de inclusão e equidade. Por estarmos presentes em todas as cidades do Brasil, temos função social relevante e atuamos para participar do processo de conscientização e mobilização em todo território nacional. Por isso, estamos trabalhando por uma posição de vanguarda na liderança inclusiva de mulheres negras no serviço público”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Durante a próxima semana, os Correios também destacam em seu site selos que reconhecem a força de duas importantes brasileiras negras: a escritora Carolina Maria de Jesus e a cantora e compositora Elza Soares. As peças filatélicas compõem a série “Mulheres Brasileiras que Fizeram História” e podem ser adquiridas no Correios Shopping.
Equidade e diversidade – Em maio deste ano, a estatal criou grupos de trabalho para tratar de temas fundamentais aderentes à agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), em alinhamento ao governo federal e à ação de empresas em todo o mundo. Os grupos atuam para a criação de políticas de combate ao assédio sexual e moral e de promoção da equidade racial e enfrentamento ao racismo na estatal. Os trabalhos consistem na realização de estudos e na propositura de ações para superação das desigualdades, a sensibilização e a promoção do respeito às diferenças e da não discriminação no ambiente corporativo. As reuniões acontecem em mesas temáticas e trazem subsídios para a implementação de políticas institucionais voltadas à igualdade de gênero e raça, ao respeito à diversidade e ao enfrentamento aos assédios.
O painel a ser realizado nesta segunda-feira (24) e as demais ações programadas pela estatal para lembrar o Dia Internacional de Luta das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas e o Dia Nacional de Tereza de Benguela reafirmam o real compromisso dos Correios com esta causa.
Serviço
Correios – Painel Mulheres Negras no Serviço Público – Práticas e Ações para Avançar na Inclusão
Convidadas
Wania Sant’ana, historiadora, pesquisadora de relações de gênero e relações étnico/raciais e consultora para programas corporativos de diversidade e equidade de gênero
Thais Dias Argolo, coordenadora do comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão do Serpro, membro da equipe do projeto estratégico Ser ESG
Magali Zica de Oliveira Dantas, coordenadora geral de Capacitação de Altos Executivos da Enap
Cristiane Ferreira Kovalski, gerente de Relacionamento com Órgãos Externos dos Correios, doutoranda em Direito pela UNB, mestra em Planejamento e Logística
Data: 24/7/2023, segunda-feira
Horário: 14h30 (horário de Brasília/DF)
Onde: Assista no canal dos Correios no YouTube