A mostra “Para onde ela estava olhando quando tudo ficou escuro”, em cartaz no Espaço Cultural Correios em Niterói, traz ao público um conjunto de obras que, ao se debruçarem em estudos sobre o espaço e as conexões por vezes literais, habilitam a ocupação e o habitar desse país-continente que é o Brasil. 

Fotos: CCOM/RJ/Correios.

Na proposta das artistas Corina Ishikura e Jussara Marangoni, não existe separação entre natureza e cultura, entre humano e inumano, entre selvagem e civilizado, pois aqui só existe aquilo que afeta e aquilo que é afetado, confluindo como um rio. Rio, cujas águas sempre passam para que sempre seja o mesmo; assim como ideias que sempre fluem para que as provocações, sobre o que ao fim nos faz humanos, sempre nos levem mais adiante, para dentro de uma certa ideia de paisagem e natureza, nunca para mais longe. 

A exposição reserva ainda peças que aproveitam envelopes utilizados em trocas de correspondências. O material recebeu ilustrações e intervenções das artistas para compor o ambiente de reflexão da mostra.

Corina Ishikura é artista e pesquisadora. Sua produção tenta expressar, por meio da pintura, colagem, desenhos e outros materiais, a natureza como algo muito além do homem e dos elementos do planeta Terra, é sobre o existir através da conexão entre todos os corpos e elementos que compõem o universo. Corina é aluna especial do curso de Mestrado em Artes na USP, participou de residências artísticas em ateliês de renome e expôs em instituições e salões de arte no Brasil e no exterior. 

Jussara Marangoni nasceu em São Paulo, vive e trabalha em Araçatuba. Graduou-se em Artes na FAAP e concluiu mestrado em design pela UNESP. É professora de artes, tendo colaborado com universidades como Mackenzie, FAAP, Santa Marcelina, Belas Artes, PUCSP e oficinas no SESC. Suas recentes pesquisas em pinturas com aquarela e desenhos com carvão, remetem à matéria viva, estruturas que parecem raiz, mas também redes neurais como os desenhos de anatomia. Participou de diversas residências artísticas, exposições em espaços independentes, museus, galerias e centros culturais pelo país. 

Serviço
Exposição “Para onde ela estava olhando quando tudo ficou escuro” 
Local: Espaço Cultural Correios Niterói (Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Niterói – RJ) 
Visitação: até 29 de julho de 2023 
Horário: segunda a sexta-feira, das 11h às 18h / Sábado das 13h às 18h 
Entrada: gratuita 
Classificação: livre 
Como chegar: O Espaço Cultural Correios Niterói fica em frente à estação das Barcas. 
Informações: (21) 2503-8560 / E-mail: eccniteroi@gmail.com 
A unidade conta com acesso para pessoas com deficiência.