Uma amostra sobre a história e o futuro das Comunicações no Brasil, celebrado no dia 5 de maio, pode ser conferida na exposição especial montada pelo Ministério das Comunicações, em Brasília/DF. Os Correios também participam da ação e convidam o público a conhecer a importante contribuição da empresa nos principais marcos históricos da evolução das comunicações do país como também as inovações da era das conexões digitais.  

Quem visitar a Esplanada dos Ministérios até esta sexta-feira (5), irá conferir a exposição “Carteiros: Entregas que fazem a nossa história”, composta por 10 painéis e uma vitrine com uniforme antigo de carteiro. A exposição relaciona o dia a dia desses profissionais com a história do Brasil, desde o descobrimento, colonização até a formação das cidades brasileiras. A figura do carteiro é hoje parte da identidade nacional e representa a missão diária dos Correios de conectar pessoas em todo o país. E como uma forma de representá-los e homenageá-los, o boneco Carteirito estará todos os dias animando a exposição.

Exposição “Carteiros: Entregas que fazem a nossa história” que conta o legado dos Correios e dos carteiros para o avanço das Comunicações no país. Fotos: Alessandra Batista/Correios.

Esta mostra faz parte do acervo do Museu Correios, localizado no Setor Comercial Sul, que abriga muitas outras peças históricas que remontam o avanço das comunicações e dos serviços postais brasileiros.  

Para acompanhar essa constante evolução no modo de se comunicar, os Correios também mostram o quanto a tecnologia é importante para oferecer soluções cada vez melhores aos clientes. A exposição de veículos, por exemplo, é a oportunidade para o público conhecer os modelos que compõem a renovada frota dos Correios. Bicicletas convencionais e elétricas, motocicletas e veículos modernos com capacidade de carga de 400kg a 1000 kg – que alinham ergonomia e o aproveitamento do espaço para trazer mais produtividade à entrega de encomendas – podem ser visitados.  

Modelos da frota dos Correios, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF.

Um exemplar do locker Correios instalado na exposição também demonstra como a empresa tem diversificado seus canais de atendimento. Os terminais proporcionam uma experiência ainda melhor, principalmente aos consumidores online, que podem receber suas encomendas de forma rápida e segura por meio do equipamento. Em todo o Brasil, há 88 lockers instalados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, em locais de grande circulação como estações de trens e metrôs, supermercados e shoppings, quem podem ser utilizados sem qualquer custo adicional.    

5 de maio – A data é lembrada, no Brasil, como o Dia Nacional das Comunicações, em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, considerado o patrono das comunicações no país. Entre 1890 e 1916, Rondon percorreu mais de 100 mil quilômetros do território brasileiro, para conectar pelo fio do telégrafo as cidades do Rio de Janeiro (então capital), São Paulo e o Triângulo Mineiro aos lugares mais distantes do país, como as regiões da Amazônia e do Mato Grosso. Essa rede telegráfica, composta por sete mil quilômetros de cabos, permitiu importantes avanços para comunicação do país naquela época – como a modernização dos serviços postais e a demarcação de fronteiras e da topografia nacional.

“Ford Bigodes” pode ser visitado por escolas, pesquisadores e público em geral no Museu Correios. Foto: Carlos Alcanfor/Correios.

O Museu Correios conserva uma das maiores preciosidades daquele período, o “Ford de Bigodes” de 1928, de uso pessoal do marechal Rondon.

Com 360 anos de história, os serviços prestados pelos Correios prosseguem com o propósito de integrar este país continental. Com uma estrutura presente em todo território brasileiro, com soluções logísticas e produtos acessíveis a todos os públicos – cidadãos, empreendedores, governo – os Correios continuam a colaborar com o desenvolvimento das comunicações no Brasil.  

Semana das Comunicações 2023 
De 3 a 5 de maio de 2023  
Das 10h às 16h  
Estacionamento do Ministério das Comunicações, Esplanada dos Ministérios, Via N1, Bloco R. Brasília/DF