Os Correios têm vivido, nos últimos anos, um processo importante de recuperação de sua sustentabilidade. E este ano de 2022, ainda com resquícios e impacto da pandemia de covid-19, foi um marco nesta caminhada. 

Foram quase quatro anos de intenso trabalho para sanear e recuperar a gestão da estatal. O resultado financeiro histórico obtido em 2021 quando a empresa auferiu o valor recorde de R$ 3,7 bilhões de lucro recorrente, é acompanhado por uma série de ações que estão sendo implementadas em todas as áreas: gestão de pessoas, administração, finanças, tecnologia, negócios, operações, segurança e estratégia.

Investimentos em processos logísticos, revisão de linhas de negócios, racionalização de custos, renovação dos canais de atendimento e, por fim, no restabelecimento da previsibilidade financeira. Também foram lançados novos produtos especialmente desenhados para lojistas, empreendedores e clientes do comércio eletrônico; outros serviços foram expandidos para melhor se adequarem ao ambiente digital, acompanhando o significativo crescimento do setor de encomendas no contexto das restrições impostas pela pandemia.

Neste ano de 2022, mais do que nunca, a empresa Correios se manteve compromissada com os cidadãos, prestando serviços essenciais por meio da ampla capilaridade dos seus canais de atendimento e fortalecendo a parceria com os pequenos, médios e micro empreendedores, ofertando soluções mais modernas e digitais que permitiram a continuidade dos negócios. 

Ao comemorar 359 anos de história de serviços postais, em 2022, os Correios se apresentam como uma empresa rumo à plena sustentabilidade, fortalecida diante do mercado e pronta para acompanhar os desafios e a evolução dos seus serviços, e realizando entregas e ofertando produtos em todo o país e reafirmando seu compromisso com os brasileiros. 

LUCRO RECORDE CORREIOS 

Os Correios divulgaram em março deste ano os resultados de 2021 com lucro recorrente histórico de R$ 3,7 bilhões, superando em 101% o valor apresentado em 2020, resultado positivo pelo terceiro ano consecutivo. A empresa apurou, ainda, uma evolução de 113% no EBITDA no valor de R$ 3,1 bilhões.

Tratam-se dos melhores resultados registrados nos últimos 22 anos, que refletem o êxito do projeto de recuperação financeira e de sustentabilidade econômica executados pela gestão dos Correios. Com o saneamento das contas, foi possível distribuir a todos os funcionários dos Correios a Participação nos Lucros e Resultados ainda em 2022, situação que não ocorria desde 2012.

SEDEX 40 ANOS

Líder absoluto do segmento de encomendas expressas no País, o SEDEX completa, em 2022, o seu 40º aniversário com números grandiosos. Somente nas últimas duas décadas, os Correios entregaram mais de 2 bilhões de encomendas por meio do serviço. Só no último ano foram quase 170 milhões de postagens, 19 milhões a mais que em 2020. 

A crescente demanda comprova os diferenciais do SEDEX, que se tornou sinônimo de entrega rápida com o slogan “Mandou, Chegou”. Além da rapidez, a confiabilidade e a capilaridade do serviço são os atributos mais valorizados pelos clientes. Mais de 96% da carga do SEDEX é entregue no prazo em todo o território nacional e mais de 70% das encomendas chegam na mão do cliente um dia após a data de postagem (D+1). 

Além disso, desde 1º de outubro deste ano, as postagens de SEDEX, SEDEX 10 e SEDEX 12 temo sábado considerado como dia útil para o cálculo da data de entrega nos principais corredores de negócios do país. A novidade, que tem o foco nas necessidades do mercado, faz parte das comemorações dos 40 anos de criação do serviço que é líder do segmento de encomendas, oferecendo mais agilidade e conveniência aos clientes, agregando diferencial ao e-commerce. 

Destaque para o SEDEX Hoje, que embarcou mais tecnologia e agilidade às entregas expressas, garantindo que o produto chegue ao destinatário até as 23 horas do mesmo dia. A inovação já está disponível nas capitais de GO, MG, PR, RJ, RS, SC e SP; nos municípios paulistas de Campinas, Franca, Jundiaí e Ribeirão Preto, e nos municípios goianos de Anápolis e Aparecida de Goiânia.  

Além de acompanhamento em tempo real e interação entre destinatário e entregador, com o SEDEX Hoje, o cliente garante a entrega, inclusive aos sábados, domingos e feriados, nas unidades que estiverem em funcionamento nesses dias. A relação de agências habilitadas e as regiões de entrega estão disponíveis para consulta no site dos Correios.  

ENTREGAS INTERNACIONAIS MAIS RÁPIDAS

A área de operações internacionais dos Correios adotou, ao longo de 2022, várias ações para ampliar a capacidade produtiva da empresa. Foi assinado, na última semana de 2022, um contrato para a instalação do Centro Internacional (CEINT) em Anápolis. O novo Centro Internacional (CEINT) terá capacidade para tratar cerca de 300 mil remessas de importação por dia e será responsável pela nacionalização e expedição de objetos postais das regiões norte, nordeste e centro-oeste. 

A estatal dispõe de outros quatro centros internacionais instalados no país: na cidade de São Paulo, em Valinhos (SP), no município do Rio de Janeiro(RJ)e em Curitiba (PR). Com a instalação de mais um centro em Goiás, os Correios ampliarão o parque operacional, trazendo ainda mais qualidade e capacidade produtiva à rotina de entrega da carga internacional.  

INVESTIMENTOS 

Foram investidos, em 2022, aproximadamente R$ 620 milhões em ampliação e renovação da frota de veículos operacionais, atualização do parque tecnológica, fortalecimento da segurança operacional, manutenção e ampliação dos processos de atendimento, tratamento e distribuição, possibilitando a revisão de linhas de negócios, a otimização de custos, a renovação dos canais de atendimento.

Os Correios também aumentaram a capacidade de processamento de carga e diminuíram o custo do objeto transportado, o que contribuiu para a redução do custo do objeto transportado.

MANUTENÇÃO DOS PREÇOS E REDUÇÃO DE PRAZOS

Em 2022, os Correios mantiveram os preços dos serviços de encomendas nacionais e internacionais pelo segundo ano consecutivo, bem como reduziram preços em praças com alta demanda, contribuindo com o estímulo para desenvolvimento dos negócios, especialmente do comércio eletrônico. Destaca-se também, a redução do prazo de entrega nos principais trechos nacionais, tornando os principais serviços de encomendas nacionais, notadamente o SEDEX, mais competitivos e com entregas mais rápidas.

COMBATE À COVID-19 

Em um ano marcado ainda pela COVID, os Correios mantiveram as medidas contidas no seu protocolo de medidas de prevenção à covid-19, bem como a campanha de conscientização dos empregados sobre o tema. Várias medidas foram implementadas a fim de oferecer segurança aos empregados e clientes da estatal. Dentre essas destacam-se: instalação de protetores de acrílico para os guichês de atendimento; demarcação de lugares nas filas de agência evitando aglomerações de clientes; reforço na higienização e limpeza das unidades; aquisição e distribuição de álcool em gel 70% e máscaras de proteção facial; afastamento de empregados dos grupos de risco (idosos, grávidas, portadores de comorbidades, etc.); permissão de teletrabalho para empregados que se sentiram mais seguros em casa; revezamento de equipes de trabalho presenciais nos momentos mais críticos da pandemia.

AJUDA HUMANITÁRIA 

No começo do ano, os Correios foram responsáveis pelo transporte de toneladas de mantimentos, em solidariedade à população dos Estados de Minas Gerais e Bahia, que sofreram com intensas chuvas ao longo dos primeiros meses do ano. Em Minas, foram transportadas 80 toneladas de doações de kits de medicamentos e insumos aos moradores dos municípios de Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Patos de Minas, Manhuaçu e Unaí. Ao fim da operação, cerca de 270 toneladas de material de apoio a essa população foram entregues pelos Correios no estado mineiro. 

Houve também a entrega de 4,2T de Donativos de Paulínia (SP) para Feira de Santana (BA). Na Bahia, foram entregues 1920 kits contendo materiais de primeiros socorros e equipamentos de proteção individual para médicos, enfermeiros e bombeiros. A operação envolveu 14 empregados, seis veículos de 600 kg e um caminhão, e levou mantimentos às cidades de Amargosa, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Barreiras. 

Os donativos – mantimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas, cobertores e água potável – foram arrecadados por meio do Programa Pátria Voluntária.  A ação arrecadou 125 toneladas de donativos durante seis dias de campanha de ajuda humanitária. Os veículos dos Correios utilizados no transporte das doações fizeram parte das linhas regulares da empresa e não impactaram o fluxo postal. Vale ressaltar que a presença dos Correios em todo o Brasil e a sua capacidade logística contribuem para o desempenho do seu papel de agente de integração nacional.  Responsabilidade, respeito às pessoas e integridade são alguns dos valores que definem a identidade corporativa da estatal. 

PAPAI NOEL DOS CORREIOS 

Neste ano de 2022, mais de 148 mil cartas já foram adotadas em todo o Brasil. Muitos pedidos de brinquedos como bolas, bonecas, carrinhos de controle remoto, ou ainda calçados e material escolar foram entregues. Vale lembrar que o sucesso da ação só é possível graças à iniciativa das milhares de pessoas que se dispõem a realizar os sonhos dessas crianças que escrevem ao Papai Noel. 

Em 33 anos, o Papai Noel dos Correios, com o apoio dos empregados, padrinhos e madrinhas de todo o país, já atendeu mais de 6 milhões de cartinhas.    

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Em comparação aos ciclos avaliativos anteriores, em 2022 os Correios obtiveram no 6º ciclo a pontuação de “9,40” no Indicador de Governança das Empresas Estatais (IG-SEST), sendo essa a maior nota alcançada, evidenciando a evolução do nível de maturidade da governança nos Correios.

Os Correios também conquistaram a 1ª posição na categoria desempenho financeiro do anuário Época Negócios 360º, que avalia as melhores empresas no Brasil. No ranking geral do anuário, os Correios subiram 90 posições, em relação ao último ano de participação (2020), ocupando a 61ª colocação entre as melhores empresas do País. A empresa também se destacou na dimensão Governança Corporativa, ocupando o 3º lugar, e evoluiu significativamente nas áreas de inovação, visão de futuro, pessoas e sustentabilidade.

FEIRÃO DE IMÓVEIS, VEÍCULOS E BENS MÓVEIS INSERSÍVEIS

Os Correios realizaram durante todo o ano 2022 diversos leilões de imóveis localizador por todo o país. Até o momento, já foram vendidos quase 100 dos Correios, gerando uma receita de mais de R$ 51 milhões.   

De 2019 até 2022 o feirão de imóveis, que tem como objetivo otimizar a carteira imobiliária dos Correios, resultou na venda de 69 imóveis ociosos, gerando uma receita de mais de 51 milhões de reais.

Em 2022, também houve recorde na alienação de veículos com vida útil esgotada (mais de 7 mil), que representou uma receita de cerca de 57 milhões de reais. Foram ainda alienados 91 mil outros bens móveis inservíveis, que gerou uma arrecadação superior a 2,7 milhões de reais.

PREMIAÇÕES 

O reconhecimento internacional dos Correios na maior premiação da indústria postal se tornou uma tradição. Pela quinta vez, os Correios foram agraciados, pelo World Post & Parcel Awards, evento considerado o “Oscar” do setor postal em todo mundo. A empresa brasileira foi vencedora com a iniciativa “Balcão do Cidadão/Múltiplos Serviços Públicos e Privados” na categoria Atendimento ao Cliente, assinalando a relevância dessa iniciativa de atendimento presencial de múltiplos serviços públicos e privados nas agências dos Correios.

Os Correios também foram premiados, na categoria Operador Logístico e Armazenagem, pela Maior Receita Operacional Líquida na 35ª edição do prêmio “Maiores do Transporte & Melhores do Transporte”. Promovida pela OTM Editora, a cerimônia de premiação ocorreu no final de novembro, em São Paulo. A publicação “Maiores do Transporte & Melhores do Transporte” traz dados dos balanços anuais das empresas, por meio dos quais é feito um ranking das melhores e maiores em todos os modais de transporte do setor (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial). O anuário traz também as melhores empresas de implementos, carrocerias, pneus, logística e de soluções para o segmento de transporte.

O Correios Celular também foi reconhecido em 2022. Pelo segundo ano consecutivo, o serviço de telefonia móvel dos Correios venceu o Prêmio Reclame Aqui 2022 como o melhor atendimento ao cliente na categoria Serviços de Telecomunicações. 

A filatelia dos Correios foi reconhecida com o prêmio internacional Aziago, pela emissão do Selo contra o trabalho infantil (emitido em 2021), tema alinhado ao foco sustentabilidade, além de ser finalista no World Post & Parcel Awards com o bloco 150 anos do Ventre Livre (também emitido em 2021).

Repetindo o resultado de 2021, os Correios voltaram a ter reconhecimento internacional com o Prêmio AICEP, na categoria Inovação, com o programa “AproxiME”, que melhorou a forma de disponibilizar as soluções dos Correios a micro e pequenos empresários. A premiação é promovida pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa e reforça o papel da empresa como um dos mais importantes operadores logísticos do e-commerce do mundo.

ENEM 2022 

Os Correios entregaram, nos dias 13 e 20 de novembro deste ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O maior operador logístico do Brasil, mais uma vez, empregou toda sua expertise e realizou com sucesso a operação para entrega e coleta das provas em todo o país nesses dois fins de semana de realização do exame, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). 

Foram um pouco mais de 45 mil malotes, contendo 6,8 milhões de provas, entregues em 12.062 pontos, em 1.747 municípios. Para isso, 4.608 veículos realizaram a parte da execução. Foram também utilizados, para voos de ida e volta do material, 24 aviões cargueiros. A ação contou com a participação de mais de 10 mil empregados dos Correios e foi concluída com êxito em todo o país.  

A operação logística do Enem é considerada bastante complexa devido a sua capilaridade com distribuição de malotes em todo território nacional, utilizando diversos modais de transporte, além de envolver vários atores, como: segurança pública federal, estadual e municipal, consórcio aplicador e o próprio Inep. 

CORREIOS EMPRESAS 2022 

Com objetivo de proporcionar um atendimento especializado a clientes pessoa jurídica, o canal Correios Empresas (CEM) continua em expansão e já conta com 72 unidades implantadas no país.

O Correios Empresas oferece um ambiente especializado aos clientes que atuam no e-commerce, facilitando a gestão do processo logístico dos vendedores online. 

Toda a estrutura – equipamentos e fluxo operacional – dessas unidades é planejada para que o atendimento seja ágil e completo. Os CEMs estão habilitados inclusive a prestar os serviços de coleta, preparação da carga, pós-venda, com horário flexível para atender a demanda dos clientes.   

A iniciativa integra as ações que estão sendo empreendidas pelos Correios para ampliar, diversificar e qualificar seus canais de atendimento, com a missão de apoiar os empreendedores brasileiros, oferecendo canais e soluções logísticas inovadoras e completas, para atender às necessidades dos nossos clientes. 

Destacam-se, além das unidades do Correios Empresas, o Correios Aqui Modular (CMD), Pontos de Coleta, Lojas de Correios Franqueadas, Lojas de Correios Compartilhadas, Correios Essencial e os Lockers, armários inteligentes para recebimento de encomendas.    

CORREIOS LOG +

Em 2022, o serviço teve sua abrangência expandida, passando de 5 para 11 armazéns (Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Cajamar (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), entre outras melhorias. O Correios Log+ é uma solução logística integrada para empresas, que suporta operações de e-commerce com demandas de serviços de armazenagem; atendimento de pedidos; separação; embalagem; integração com a solução de transporte/distribuição e logística reversa. O serviço prestado pelos Correios é adaptado às necessidades de cada operação, integrado a uma plataforma digital para gerenciamento completo da cadeia de valor do cliente. Inclui grandes operações customizadas, como a distribuição dos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e a distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dentre outras. 

Isso reforça o papel dos Correios como principal parceiro do e-commerce brasileiro.

EXPANSÃO DA OFERTA DE CORREIO HÍBRIDO

Em 2022, os Correios, atentos à missão de ofertar soluções que aproximam, aumentaram a capacidade de atendimento à demanda do mercado por impressão de objetos postais em pontos próximos ao destino. Foram instaladas novas unidades de produção em Recife, Salvador, Indaiatuba e Goiânia (além das já atualmente existentes em Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília).

O segmento de mensagens é essencial para diversos setores da economia, tanto público quanto privada. Com o objetivo de manter a oferta de produtos de qualidade para a sociedade, os Correios ofertam o Correio Híbrido, que dentre os seus produtos tem o e-carta como o mais conhecido. Por ele, a empresa oferece a possibilidade de o cliente enviar apenas o arquivo com a mensagem a ser enviada a um destinatário e responsabiliza-se pela impressão e distribuição ao destinatário final. Com vários centros de produção disponíveis em diversos estados do Brasil, é possível a impressão mais próxima do destinatário final. Isso permite uma entrega mais rápida, com menos custo, maior controle e menos emissão de poluentes. Além disso, Correios também podem disponibilizar, por meio de imagens digitalizadas, o comprovante de entrega.

LEILÕES DE REFUGO 

Em 2022, os Correios realizaram alguns leilões de objetos pelo país, classificados estes como refugo. Um exemplo foi o de 16 de novembro, em São Paulo, com a venda de 175.831 itens contidos em objetos postais classificados como refugo.  

Um objeto postal é classificado como refugo quando, cumulativamente, passa por tentativas de entrega, não é procurado pelo destinatário, nem pelo remetente e tem materializada a prescrição do prazo de direito à reclamação, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. 

Os Correios estabeleceram, em norma corporativa, as formas para o desfazimento desses bens, tais como alienação por venda, destruição/destinação ambientalmente adequada ou ainda o encaminhamento às associações e cooperativas de catadores. A instrução segue as indicações constantes na Lei 6.538/78 (Lei Postal), na Lei n.º 13.303/16 (Lei das Estatais) e Lei nº 12.305/2010 (Lei de Resíduos Sólidos). 

JORNADA BLACK FRIDAY 2022 

A Jornada Black Friday, que faz parte do programa AproxiME – iniciativa que visa apoiar empreendedores no fortalecimento e desenvolvimento de seus negócios, com a oferta de soluções que facilitem o ingresso e sustentabilidade no mundo e-commerce -, promoveu eventos online com o objetivo de oferecer conteúdo atual e relevante sobre as tendências de aceleração do consumo digital. Até o fim do ano deste ano, especialistas do mercado estiveram ao vivo com os Correios, trazendo informações valiosas e exclusivas a lojistas e consumidores que se prepararam para a Black de Milhões e também para o Single’s Day, Cyber Monday e festas de fim de ano, como o Natal. 

Por meio do Programa AproxiME, os Correios já realizaram cerca de 8 mil consultorias e-commerce, contendo análises de site e política de fretes para micro e pequenos empreendedores que possuem loja virtual. A página da iniciativa já contabilizava quase 600 mil visualizações no início do último trimestre deste ano. 

PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO (PNPC) 

Em abril de 2022, os Correios aderiram ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), evidenciando o compromisso da Empresa em aprimorar os seus mecanismos de controle visando a minorar as eventuais fragilidades organizacionais que oportunizam a fraude e a corrupção. 

O PNPC é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). 

A participação no Programa proporcionou a aferição da situação dos mecanismos e procedimentos de prevenção, detecção e resposta às situações de corrupção e fraude da Empresa. Os Correios apresentaram nível aceitável de aderência às práticas avaliadas pelo Programa. 

Ao utilizar a Marca de Participante, os Correios assumem o compromisso de desenvolver ações para mitigar situações de fraude e corrupção, e intensificar a implantação de boas práticas que aprimorem a integridade. 

INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA EMPRESARIAL 

Com o objetivo de proteger as unidades de Correios, as pessoas que nelas circulam, numerário e demais bens patrimoniais contra os perigos de roubo, furto, vandalismo ou invasão, bem como proteger o fluxo postal contra os perigos de apropriação indébita de objetos postais e tráfego de conteúdo ilícito, vários investimentos, na ordem de R$ 59 milhões, foram realizados em segurança ao longo de 2022, representando o segundo maior investimento em segurança dos últimos dez anos, sendo superado somente pelo montante investido em 2021, na cifra de R$ 79,8 milhões em equipamentos de segurança.

CULTURA 

Os Correios têm, dentre seus valores, a responsabilidade pública e a cidadania. Por meio das unidades culturais da empresa, são apoiadas diversas ações culturais, que contribuem para o bem comum e o fomento e preservação da identidade cultural do país. De agosto/21 a outubro/22foram realizados mais de uma centena de projetos culturais e artísticos, por meio de cessão de espaço, a nível nacional, nas quatro Unidades Culturais Correios, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Porto Alegre e no Museu Correios, localizado em Brasília. 

ASSINATURA ACORDO COLETIVO 2022/2023 

No final deste ano foi homologado pelo Tribunal Superior do Trabalho o novo Acordo Coletivo de Trabalho dos Correios. Fruto de uma série de negociações mediadas pelo TST, o documento foi construído tendo em vista atender aos principais pleitos dos empregados sem, no entanto, comprometer as finanças da empresa. 

Um fato se destaca nas negociações de 2022: após 10 anos, os Correios voltaram a pagar a Participação no Lucros e Resultados (PLR) aos seus empregados, com os sucessivos e expressivos resultados positivos dos últimos anos e a liquidação dos passivos.

CORREIOS ELEIÇÕES 2022 

Com a proposta de melhor atender candidatos, partidos políticos, comitês e eleitores nas Eleições 2022, os Correios disponibilizaram umahot pagecom informações completas e direcionadas sobre as soluções de comunicação mais efetivas para o período. 

Para aqueles que desejaram um serviço que facilite o envio de documentos e materiais para todo país, a empresa ofereceu soluções como PAC, Sedex, Sedex 12, Sedex 10 e o Sedex Hoje. Para a comunicação com eleitorado, o Correios ofertaram os serviços de Telegrama, Carta, Mala Direta Endereçada e Mala Direta Não Endereçada e o DNE. 

ENTREGA CARTÕES AUXILIO BRASIL 

Foram mais de 5,3 milhões de cartões do programa Auxílio Brasil entregues pelos Correios em todo o país para movimentação financeira do benefício concedido aos cidadãos brasileiros. 

Realizadas pela Caixa Econômica Federal, as postagens seguiram no fluxo de envios dos Correios como Remessa Econômica.

Em média, 300 mil cartões por dia foram distribuídos pela logística da empresa, com o esforço de concluir as entregas no menor tempo possível. A distribuição desses cartões ocorreu dentro dos prazos pactuados e com extrema dedicação de todos os envolvidos nessa operação logística. 

AGÊNCIA ATENDIMENTO DRIVE-THRU 

Os Correios inauguraram também a primeira agência com atendimento drive-thru do Brasil. A agência Leitão da Silva, em Vitória (ES), conta agora com mais essa comodidade para os clientes. 

O guichê drive-thru está disponível, inicialmente, para realizar o atendimento de postagens para clientes de contrato, Clube Correios e contratantes da solução de logística reversa. Ele está equipado com um passador de objetos para a postagem (altura máxima: 85cm; largura máxima: 70cm), que permite ao cliente, que forem realizar o pagamento via cartão de débito ou crédito, despachar sua remessa sem precisar sair do carro. 

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Os Correios aderiram ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, concretizando o engajamento da Empresa no desenvolvimento de práticas ambientais e sociais. A implantação da Agenda, no âmbito dos Correios, tem prazo de cinco anos e foi iniciada em fevereiro/2022, por meio de projeto piloto na Superintendência Estadual de Brasília, e disponibilizado o curso A3P na plataforma UniVirtual dos Correios para disseminação e sensibilização dos empregados. Destaque para certificação recebida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em julho/2022, com o Selo A3P de monitoramento das práticas socioambientais, após a inserção de dados da Superintendência Estadual de Brasília, no sistema RESSOA (ferramenta gerida por aquele Ministério).  

A empresa também participa no Grupo de Serviços Postais Sustentáveis da União Postal Universal, desde maio de 2022, com participação nas reuniões técnicas, pesquisas e deliberações sobre os temas sociais, ambientais e novos serviços sustentáveis. Foi realizada também a premiação da etapa nacional do 51º Concurso Internacional de Redação de Cartas, tendo como vencedora a estudante do Paraná, Bárbara Yijiu Faria Sung. A aluna de 15 anos cursa o 2º ano do ensino médio em Maringá/PR. Os representantes de São Paulo Metropolitana e Goiás ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.