Nesta quarta-feira (14), os Correios foram reconhecidos com o “Nível 2” em Maturidade de Governança Corporativa no 6º Ciclo do Indicador de Governança das Empresas Estatais Federais (IG-SEST). Foi a melhor nota da estatal nos ciclos avaliativos realizados desde 2017. Com o resultado, a empresa figura entre as 20 estatais que se destacaram na avaliação.
Realizado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest)/Ministério da Economia, o questionário avaliou 55 estatais nas Dimensões: Governança – Conselhos e Diretoria; Transparência; e Gerenciamento de Riscos, Controles e Auditoria.
Uma das ações que auxiliaram o aprimoramento e consequente elevação do Índice de Maturidade da Governança dos Correios foi a aprovação do indicador estratégico IMSG – Índice de Maturidade do Sistema de Governança dos Correios, peça constante do Plano Estratégico 2022/2026 e do Programa de Remuneração Variável de Administradores (RVA) – Programa de Remuneração Variável Anual – RVA 2023 dos Membros da Diretoria Executiva das Empresas Estatais Federais
Outra iniciativa que contribuiu com o resultado foi a aprovação do indicador setorial IGOV – Índice de Governança Corporativa, baseado na execução de Plano de Ação de Melhoria elaborado para sanar lacunas apresentadas em avaliações externas e internas quanto à Governança dos Correios, segmentadas pelas diversas áreas da empresa.
As interações constantes realizadas pela governança da empresa junto a órgãos externos, a exemplo da SEST e do TCU, de forma a facilitar o entendimento e a internalização das questões apresentadas nas avaliações junto às áreas da empresa, também estão entre os fatores que permitiram a elevação do índice.
A evolução do indicador demonstra o empenho e comprometimento dos Correios nas ações de governança, de forma a possibilitar, ainda mais, o aprimoramento dos processos e firmar, de forma definitiva, a cultura da governança na organização.