Neste sábado, 10 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em 1948, neste mesmo dia, o Brasil foi um dos países membros da ONU que assinaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Como empresa pública socialmente responsável, os Correios reiteram esse compromisso firmado há 74 anos ao prezar pela integridade em todas as relações da empresa.
Em termos de políticas corporativas, o compromisso da estatal com os direitos humanos está expresso nos valores “respeito às pessoas”, valorizando suas competências e prezando por um ambiente justo, seguro e saudável; e “integridade”, em todas as relações, pautadas na ética, transparência e honestidade.
O Código de Conduta Ética da empresa, aplicável a todas as operações e aos fornecedores, estabelece ainda a “dignidade humana e o respeito às pessoas” como princípios éticos, valorizando a vida e a cidadania, a integridade física e moral e a diversidade dos grupos sociais. O documento também determina diversos compromissos, entre eles:
– Compromisso dos Correios em relação aos empregados:
- Promover a igualdade de oportunidades para todos os seus empregados, em todas as políticas organizacionais, privilegiando o critério do mérito individual para ascensão profissional;
- Respeitar e promover a diversidade, assim como combater qualquer forma de discriminação, seja de origem, raça, sexo, cor, idade, condição social ou de quaisquer outras formas de preconceito.
– Compromisso dos empregados em relação aos Correios: - Ser cortês, leal, dedicado, honesto, cooperativo e responsável, respeitando as diferenças individuais de todos os clientes, usuários e colaboradores dos Correios, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social;
– Compromisso dos Correios nas relações com o Governo e a sociedade: - Atuar como agente de desenvolvimento social, econômico, cultural, de apoio às ações governamentais de políticas públicas e em programas e projetos específicos para o desenvolvimento sustentável;
Além dos normativos citados, o acordo coletivo de trabalho da empresa, firmado neste ano, dispõe acerca do combate ao assédio sexual e moral e da promoção da equidade racial e enfrentamento ao racismo, nas cláusulas 7ª e 8ª, respectivamente.
Acesse o Relato Integrado e conheça mais sobre a atuação dos Correios.