Com saneamento das contas e lucro histórico de R$ 3,7 bilhões em 2021, empresa volta a dividir lucros com funcionários, escreve Floriano Peixoto.

FLORIANO PEIXOTO
17.out.2022 (segunda-feira) – 5h50.

Quando assumi a gestão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em junho de 2019, encontrei uma das empresas mais relevantes do país em uma situação crítica. Motivo de orgulho para os brasileiros há 359 anos, na última década os Correios vinham enfrentando sérios problemas de liquidez e de compliance.

Hoje, depois de quase 4 anos de intenso trabalho para saneá-la e reestruturá-la, a empresa registrou, em 2022, um lucro de R$ 3,7 bilhões –o melhor nos últimos 10 anos– e se prepara para repassar aos seus funcionários a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Sucateada e desorganizada, os Correios figuravam como um potencial passivo de R$ 18 bilhões para a administração pública. As contas para manter as operações não fechavam e, por isso, a dependência do Tesouro Nacional –ou seja, do dinheiro dos pagadores de impostos– era iminente. Além disso, a logística e a operação dos Correios apresentavam dificuldades, provocando atrasos na entrega de pacotes. Tais atrasos fizeram a empresa perder terreno para seus concorrentes.

Era necessário agir rápido para salvar a empresa, tanto em termos de desempenho financeiro quanto em relação à sua reputação junto aos clientes, severamente afetada pelos altos custos, atrasos e descaminhos de encomendas. Foram, então, tomadas diversas medidas simultaneamente, em várias frentes, para reduzir custos com pessoal, otimizar e modernizar a operação, melhorar o atendimento aos clientes, reduzir as despesas obrigatórias com imóveis inservíveis e renovar e modernizar a frota de veículos. Também era urgente sanear o Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, trazendo suas aplicações de volta à função previdenciária

Nos primeiros 6 meses da nossa gestão, a empresa renegociou contratos vultosos, avaliou cada diretoria e suas debilidades. Substituiu superintendentes estaduais aplicando critérios meritórios. Também estreitou relações com órgãos federais de controle e de segurança pública, além de aprofundar o diálogo com instituições do Poder Executivo, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Foram investidos R$ 1 bilhão em processos logísticos, revisão de linhas de negócios, racionalização de custos, renovação dos canais de atendimento e, por fim, no restabelecimento da previsibilidade financeira. A partir daí, foram promovidas diversas iniciativas de melhorias de processos operacionais, principalmente por meio de um sólido investimento em tecnologia e automação. Isso fez com que os Correios aumentassem a sua capacidade de processamento de carga e diminuíssem o custo do objeto transportado (de R$ 5,46 para R$ 4,24), também reduzindo os prazos de entrega de mais de 5 dias em 2019 para só 1,14 dia em 2021. A empresa passou a ser competitiva novamente.

Foram lançados novos produtos especialmente desenhados para lojistas, empreendedores e clientes do comércio eletrônico. Outros serviços, já existentes, foram expandidos para melhor se adequarem ao ambiente digital, acompanhando o significativo crescimento do setor de encomendas no contexto das restrições impostas pela pandemia de covid-19 no biênio 2020/2021. Os canais de atendimento foram reformulados para dar melhor suporte ao cliente online e, nesse momento, surge a Carol, a assistente virtual dos Correios. A empresa consolidou, assim, a sua posição no cenário brasileiro.

Todas essas iniciativas desempenharam um papel importante para que os Correios mantivessem as suas atividades durante o período de isolamento social imposto em prol do combate à disseminação do coronavírus. Para manter-se em pleno funcionamento em tempos tão extremos, imbuída de sua missão como serviço essencial, a empresa dedicou-se a promover ações para a proteção sanitária de nossos funcionários e também dos clientes. E pôde, ainda, somar sua contribuição ao combate à propagação da covid-19 transportando material biológico destinado a pesquisas sobre a doença e o seu causador, o vírus SARS Cov-2, por meio da Rede Vírus, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A redução dos gastos com pessoal era uma parte muito importante do plano de reestruturação dos Correios. Inicialmente, recompomos o critério técnico meritório na gestão dos funcionários, priorizando o desempenho e a qualificação do efetivo e implementamos novas tecnologias para potencializar recursos. Também ajustamos as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho durante o Dissídio Coletivo de 2020/2021, trazendo-as à realidade do mercado ao mesmo tempo em que mantivemos e asseguramos todos os direitos previstos na legislação trabalhista. Implementamos, ainda, programas de demissões voluntárias e incentivadas que nos ajudaram a enxugar a máquina numa economia de R$ 600 milhões.

A gestão do parque imobiliário dos Correios foi uma questão primordial para o saneamento financeiro da empresa. Pelo Brasil inteiro, os Correios mantinham, a altíssimos custos, um grande número de bens inservíveis. Foram realizados leilões para o desfazimento de imóveis sem serventia ou em desuso, e também de carros, motocicletas, furgões, caminhões e bicicletas que estavam inoperantes e sucateados. Como consequência dessa ação, ao longo desses 4 anos foi possível renovar a frota de veículos, que foi alocada nos cerca de 1.000 centros operacionais de distribuição e tratamento. Além disso, foram investidos R$ 200 milhões na renovação do parque de computadores em todo o país.

O coroamento desse trabalho veio este ano, quando os Correios viram ressurgirem as condições financeiras para distribuir aos seus funcionários a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) ainda em 2022 –situação que não ocorria desde 2012, quando foram distribuídos lucros pela última vez. Com o saneamento das contas e o lucro histórico de R$ 3,7 bilhões em 2021, foi possível programar o pagamento do PLR a todos os funcionários.

Superadas as dificuldades iniciais, vamos continuar trabalhando para assegurar a sustentabilidade econômico-financeira dos Correios. Com a empresa de volta aos trilhos e operando a plena capacidade, buscamos agora novos objetivos para o próximo quinquênio: queremos dobrar o volume de encomendas e o resultado da receita, triplicar o patrimônio líquido e manter em 2 dígitos a margem do Ebtida (índice que indica os lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização).

Não tenho dúvidas de que os Correios estão preparados para incorporar as transformações que estão marcando a evolução dos serviços postais no mundo inteiro. Resgatando a reputação da empresa junto ao mercado e o reconhecimento e a confiança da população. A empresa está pronta para incorporar as tendências mais inovadoras e desafiadoras do mercado internacional e doméstico –tudo isso para melhor atender a seus clientes e à sociedade.

Artigo publicado na seção Opinião, do portal Poder 360.