Chegou mais uma temporada da Primavera dos Museus, iniciativa anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que une instituições museológicas em atividades para todos os públicos, em torno de uma mesma temática. Nesta 16ª edição, que ocorre até o próximo domingo (25), a programação do Museu Correios traz as exposições “Os Sinais e as Coisas: Da Fogueira à Internet”, “O Encontro das Artes” e ainda o “Bicentenário da Independência”.

Tendo como contexto os 200 anos da independência do Brasil, este ano o projeto apresenta o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, fazendo uma reflexão sobre os sentidos e as independências que o Brasil e os brasileiros viveram neste período após se tornar autônomo da colônia portuguesa. A programação exibe novos olhares sobre o fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Programação – Com mais de 133 anos de existência, o Museu Correios apresenta três atrações ao público. Como em uma viagem ao tempo, a exposição “Os Sinais e as Coisas: Da Fogueira à Internet” conta a evolução da comunicação ao longo da história, com ênfase na criação dos telégrafos. A mostra expõe várias preciosidades como os telégrafos Bréguet, Morse, Baudot, telefones antigos, além do “Ford de Bigodes” usado em 1927 pelo Marechal Rondon na sua última missão: a demarcação de fronteiras no extremo-oeste do Brasil.

Em exposição no Museu Correios, carro utilizado por Marechal Rondon em 1927.
Foto: Carlos Alcanfor/Correios.

O público também pode conferir a exposição “O Encontro das Artes”, que traz parte do acervo artístico reunido pelos Correios em Salvador, Recife e Brasília de obras feitas por artistas de várias partes do Brasil. Já a mostra “Bicentenário da Independência” expõe peças que marcaram a história dos Correios e as suas mudanças desde a proclamação da independência, em 1822.

O Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP) também participa da Primavera dos Museus com três exposições em cartaz: “Ilhas Conexas”, “Inscrições Urbanas – Estação SP” e “Real e Imaginário”. Excepcionalmente, o espaço abrirá durante o próximo fim de semana, das 10h às 16h, para aumentar as opções de dias e horários de visitação.

Os Correios convidam toda a sociedade – classe artística, comunidade escolar e pesquisadores – a participar e prestigiar a 16ª Primavera dos Museus. A programação completa está disponível no endereço em http://eventos.museus.gov.br.

Correios na 16ª Primavera dos Museus

Museu Correios
“Os Sinais e as Coisas: Da Fogueira à Internet”
“O Encontro das Artes”
Bicentenário da Independência”
Local: SCS Edifício Apolo – Brasília/DF
Funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h
Sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h
Entrada franca
Mais informações: (61) 2141-9276/ museu@correios.com.br.

Centro Cultural Correios São Paulo
Exposições “Ilhas Conexas”, “Inscrições Urbanas – Estação SP” e “Real e Imaginário”
Local: Praça Pedro Lessa, s/n – Vale do Anhangabaú, Centro, São Paulo – SP
Entrada franca
Com acesso para pessoas com deficiência. Informações: (11) 2102-3691/e-mail: centroculturalsp@correios.com.br.