Uma das personalidades mais conhecidas do século, a figura da rainha Elizabeth II certamente é também umas das mais reproduzidas no mundo. Na filatelia, não é diferente. Em uma breve busca, é possível conhecer várias emissões filatélicas, de diferentes países, que destacam a monarca em seus 70 anos de reinado.
O sistema postal britânico, inclusive, é precursor da filatelia. O Penny Black, primeiro selo do mundo, foi lançado tem 1840, na Inglaterra. Três anos depois, o Brasil lançou o Olho-de-Boi, primeiro selo a ser emitido no país, segunda nação do mundo a lançar um selo.
A rainha Elizabeth II estampou selos emitidos pelos Correios em 1968 – durante a sua primeira visita ao país -, e em 2018, quando sua passagem por terras brasileiras completou 50 anos. Na ocasião do lançamento oficial realizado há 4 anos, ocorreram eventos festivos na Embaixada do Brasil, em Londres, e na Embaixada Britânica, em Brasília/DF. O selo recebeu elogios da rainha.
Neste momento solene, em que o mundo se despede da rainha do Reino Unido, os Correios resgatam essas importantes emissões que reforçam a relevância da monarca para a história contemporânea mundial.