No aniversário do Bicentenário da Independência do Brasil, foi comemorado na última quarta-feira (7), às 19h, os 100 anos da primeira transmissão de rádio no país. O evento ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com ingressos gratuitos, e contou com o lançamento do selo em homenagem à data especial.  

A noite de cerimônia contou com concertos comemorativos, da Orquestra do Theatro Municipal (promovido pela Rádio MEC), que interpretou trechos de O Guarani, de Carlos Gomes; e da Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a interpretação de Choros nº. 6, de Heitor Villa-Lobos.   

No lançamento do selo comemorativo em homenagem aos 100 anos da primeira transmissão de rádio no Brasil, o superintendente estadual dos Correios no Rio de Janeiro, Ricardo Fógos, realizou as obliterações com o presidente da EBC, Glen Valente, e com a presidente da Fundação Theatro Municipal, Clara Paulino.              

Visualização da imagem
Visualização da imagem O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMG-20220908-WA0016-2-1024x683.jpg


O superintendente dos Correios, Ricardo Fógos, ressaltou a importância da empresa nesta homenagem: “Os Correios atuam na área de comunicação e o rádio faz parte disto. O selo estará disponível nas principais agências dos Correios no Brasil. Principalmente agências filatélicas.”  

Já o presidente da EBC, Glen Valente, enalteceu essa data única: “O rádio vai continuar sendo um veículo super importante para a EBC e para o Brasil. Hoje é um momento especial, para celebrarmos da melhor maneira possível, com música clássica de primeira qualidade e com um selo dos Correios”.  

Arte do selo – O conjunto de quatro selos ilustra elementos que sintetizam a história do início do rádio no Brasil. Em primeiro plano à esquerda está o rádio, marcando o início da primeira transmissão em 07 de setembro de 1922. À direita, ao microfone está Roquette-Pinto, responsável por fundar a primeira emissora do país e considerado o pai da radiodifusão no Brasil.


    

Ao fundo do rádio círculos aumentam gradativamente, representando a propagação das ondas sonoras criando a ideia de a linha do tempo desde a sua primeira transmissão em 1922 até 2022.  A técnica usada foi computação gráfica.

Foram confeccionados 14 mil blocos, cada um composto por 4 selos (total de 56 mil selos no valor de R$ 3,25 cada selo), que podem ser adquiridos pelo valor R$ 13,00 cada bloco.     

Todos os blocos estão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios de todo o país.