Quando se faz necessária uma mobilização nacional, a logística é essencial para estruturar e cumprir as ações e medidas programadas. E como maiores operadores logísticos do hemisfério sul, os Correios são parte do tema de uma das disciplinas do curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN 2022), da Escola Superior de Defesa, do Ministério da Defesa.

A aula expositiva, realizada na manhã da última sexta-feira (26/8), no edifício-sede da estatal em Brasília, foi conduzida pelo presidente dos Correios, Floriano Peixoto, junto com o diretor de Operações, Carlos Henrique Ribeiro.

Fotos: Carlos Alcanfor/Correios

“Essa empresa tem alma. É uma empresa do Brasil e dos brasileiros. Temos o maior orgulho de trabalhar em prol dessa instituição. Todos, nós, temos uma história com essa empresa, que é uma instituição de Estado de quase 360 anos. Vale lembrar que aquele cavaleiro que entregou as cartas a Dom Pedro foi um carteiro”, iniciou o presidente ao falar da importância e significativa presença dos Correios na vida dos brasileiros.

A explanação do presidente sobre a empresa abordou todas as áreas, passando pelo atual panorama e mudanças implementadas nos últimos três anos, que resultaram no lucro de 3,7 bilhões de reais em 2021, além dos índices de excelência registrados pela qualidade dos serviços prestados.

Os novos serviços criados nos últimos anos para acompanhar as mudanças da sociedade, sobretudo as provocadas pela pandemia de covid-19, e todas as soluções desenvolvidas e criadas pelos Correios para atender as mais diversas necessidades do país, vão do fomento às micro e pequenas empresas até a busca por novos modais logísticos.

A palestra do diretor de Operações abordou especificamente o processo logístico dos Correios, com destaque para as medidas que visam agilizar as entregas e que incluem desde investimentos em segurança e tecnologia até na construção de novos centros de tratamento. “No mês de agosto, registramos um índice de 97,55% de entrega de encomendas no prazo na primeira tentativa. Entregamos 95 encomendas por segundo”, pontuou o diretor.

Após a aula expositiva, os participantes do curso conheceram o LabCorreios, já que a inovação está diretamente envolvida em ações de mobilização nacional.

Esta edição do curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN 2022) reúne representantes de 18 entidades públicas e da sociedade civil, como Senado Federal, Câmara dos Deputados, Ministérios, as Forças Armadas e a Força Nacional de Segurança Pública. Instituições que, assim como os Correios, são chamadas a atuarem nas situações de emergência em que se faça necessária uma ação organizada para a defesa da nação em qualquer que seja a área, como catástrofes naturais, acidentes de grandes dimensões, pandemias, guerras ou mesmo ataques cibernéticos. Orgulho de sermos Correios e prontos para servir o Brasil!