Nesta quarta-feira (9), os Correios lançaram selo personalizado e carimbo comemorativo para registrar a abertura das comemorações dos 85 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), órgão que mantém uma parceria de grande relevância com a estatal. O lançamento das peças filatélicas ocorreu em Brasília/DF e contou com as presenças do presidente dos Correios, Floriano Peixoto, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do presidente do instituto Danilo Dupas Ribeiro, entre outros convidados e autoridades.

Fotos: Luis Fortes/MEC.

O INEP – referência nacional e internacional em exames, avaliações e estudos educacionais – promove, com o apoio da operação logística dos Correios, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo maior teste do mundo para ingresso no ensino superior. O presidente da estatal, em sua fala, destacou o importante papel desempenhado pelo Instituto na promoção da educação no país e a próspera cooperação estabelecida entre as duas instituições.

“Os Correios, na condição de parceiros do INEP, têm grande orgulho de contribuir para o desenvolvimento da nação. Enquanto principais operadores logísticos do Governo Federal, nossa missão é levar a todos os cantos do país o trabalho desenvolvido por essa ilustre instituição. Nessa parceria de sucesso, ano após ano, ambos os órgãos têm se aprimorado para atender à sociedade, realizando entregas cada vez melhores – e contribuindo para a formação dos cidadãos do futuro’, disse o gestor.

Durante a solenidade, o INEP também lançou o Painel do Enem, onde será possível consultar as notas por área de conhecimento das escolas participantes do exame.

Selo – A emissão filatélica destaca a fotografia de Anísio Spínola Teixeira, educador baiano que esteve à frente do Instituto por 12 anos e é um dos criadores da escola pública no Brasil. O INEP já registrou, por meio de selos postais, outras datas históricas para o órgão, como os 20 anos do Enem, os 75 anos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e os 80 anos do instituto, em 2017. Agora, ao completar 85 anos, o instituto também confirma a importância dessa simbologia para perpetuar esse marco na filatelia brasileira.