Para reforçar seu compromisso global de oferecer uma solução de reciclagem para cada consumidor, a Nespresso – marca líder em cafés porcionados – disponibilizará, em quatro unidades dos Correios, uma base para recebimento de cápsulas de café usadas. O projeto piloto começa em Fortaleza e segue para São Paulo, Piracicaba e Santos.

A iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre as duas organizações, como parte da estratégia da Nespresso em ampliar sua capacidade de reciclagem em nível nacional. A parceria com as agências dos Correios começa como um projeto embrionário, que pretende chegar a outros lugares, na medida em que evoluir. “Os Correios estão engajados em ações de proteção ao meio ambiente, fornecendo soluções acessíveis e confiáveis que reforcem a consciência ambiental na população. Por isso, a empresa tem adaptado seus serviços à essas necessidades e demandas, somando atitudes empresariais e individuais que colaborem para o desenvolvimento sustentável do planeta”, comentou o presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

A partir do dia 1º de fevereiro, os consumidores de Fortaleza poderão levar suas cápsulas usadas e descartá-las em local determinado dentro da unidade dos Correios, que fará a transferência do material até o Centro de Reciclagem da Nespresso, localizado na região metropolitana de São Paulo, para separar o pó de café do alumínio, sem a utilização de água. “Temos muitos consumidores em Fortaleza e nossa escolha de iniciar o piloto na região é devido à preocupação evidente do púbico local com a reciclagem. Além disso, faz parte da nossa responsabilidade, enquanto marca, disponibilizar uma opção de reciclagem para cada pessoa que consome nossos produtos. Pretendemos ampliar ainda mais nossa capacidade local, juntamente com a abertura de Boutiques (lojas Nespresso) no futuro”, diz Cláudia Leite, gerente da área de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso no Brasil.

Cláudia explica ainda que, no processo de economia circular, o alumínio é infinitamente reciclável, voltando ao ciclo de vida em formas variadas, como bicicletas e canetas. Já o pó de café será compostado para adubo orgânico.

É possível conhecer o trabalho realizado pela empresa no local por meio do tour virtual. Atualmente, a companhia possui 157 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e sua taxa global de reciclagem efetiva no país foi de 23% em 2019, o que cresceu em média cinco pontos percentuais nos últimos três anos. Tanto as cápsulas da linha doméstica quanto da linha profissional podem ser recicladas. 

Correios e Nepresso – pontos de coleta

Agência Central de Fortaleza – Rua Senador Alencar, 38, Centro, CEP: 60030-970, Fortaleza (CE)

Agência Central de São Paulo – Praça do Correios, s/n, Centro, CEP: 01031-970, São Paulo (SP)

Agência Santos – Rua Cidade de Toledo, 41, Centro, CEP: 11010-970, Santos (SP)

Agência Piracicaba – Av. Armando Salles de Oliveira, 1136, Centro, CEP: 13400-97, Piracicaba (SP)