Os Correios realizaram, nesta segunda-feira (25), na Embaixada da Suíça em Brasília, o lançamento da emissão especial Relações Diplomáticas Brasil/Suíça – 200 Anos da Imigração Suíça ao Brasil. Estiveram presentes no evento o embaixador da Suíça, Andrea Semadeni; o presidente dos Correios em exercício, diretor de Governança, Compliance e Segurança da empresa, Celso José Tiago, além de representantes do Itamaraty e demais convidados.
Desde o desembarque no Rio de Janeiro de mais de dois mil suíços, em 1819, até os dias atuais, a história mostra um relação de parceria e amizade entre os dois países. Uma semelhança – as belezas naturais das duas nações – inspiraram a criação do selo especial. Os cartões postais conhecidos mundialmente dos dois países estampam a emissão lançada: o brasileiro Pão de Açúcar e o suíço Matterhorn.
“Atravessamos o Atlântico, chegamos ao Brasil e, 200 anos depois, ainda estamos aqui. Hoje a comunidade suíça conta com 16 mil suíços no Brasil e há 20 mil brasileiros oficialmente na Suíça. Este selo representa esse começo muito importante para nós”, destacou o embaixador Andrea Semadeni. Ele lembrou, ainda, que na história mais recente intensificou-se a troca comercial entre os dois países, construíram-se elos no âmbito da ciência e tecnologia e foi aprofundado o diálogo sobre direitos humanos.
Já o presidente dos Correios em exercício, Celso José Tiago, parabenizou todos os envolvidos na homenagem e ressaltou que “por meio da Filatelia ficam registrados para a história os fortes laços entre Brasil e Suíça, marcados por uma convivência pacífica, harmoniosa e responsável por incontáveis contribuições para o nosso país”.
O selo chegou ao local do evento trazido por dois representantes da Embaixada, que fizeram uma cicloviagem Rio – Brasília para marcar a chegada do corpo diplomático ao planalto central, em 1972. Os ciclistas, assim como a artista dos Correios que criou o selo, Lidia Marina Hurovich Neiva, receberam homenagem.
Selo Brasil-Suíça – A imagem do selo comemorativo dos 200 anos da presença suíça no Brasil foi eleita pelos seguidores das redes sociais da Embaixada. O intuito era unir em uma imagem dois símbolos importantes das culturas suíça e brasileira: o Matterhorn e o Pão de Açúcar foram os mais votados. O imponente monte suíço, com seu magnífico bosque, e o morro brasileiro, na baia da Guanabara, foram pintados separadamente, utilizando as técnicas de aquarela tradicional sobre papel e computação gráfica.
Com essa emissão a Filatelia dos Correios homenageia àqueles que deixaram os alpes suíços e vieram desbravar e recomeçar a vida nas montanhas brasileiras.
A emissão, com tiragem de 240 mil selos, já está disponível nas principais agências do Brasil e na loja virtual dos Correios.