Nos dias 21 e 22 de novembro, os Correios participaram do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Durante o evento, a empresa lançou selo personalizado em alusão ao Encontro e divulgou serviços de exportação em estande para relacionamento com os clientes.

Os Correios também apresentaram os workshops “Exportação Simplificada: Novos mercados para o Exporta Fácil”, ministrado pela consultora de Comércio Exterior da empresas, Ana Paula Macri, e “Novas Soluções de Comércio exterior dos Correios: Compra Fora e Correios Packet”, com o consultor de Comercio Exterior da estatal, Mario Carneiro. Já o diretor de Negócios da empresa, Alex do Nascimento, participou do painel “Propostas para reduzir o ônus da logística brasileira” com Jovelino Pires, coordenador da Câmara de Logística Integrada da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB); Mario Rodrigues Junior, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Mario Povia, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e Aluisio Sobreira, diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Correios participa de painel sobre logística no ENAEX 2019.
Foto: Aline Nogueira/Correios.

Alex do Nascimento também falou sobre Exporta Fácil e das mudanças no serviço. “Essa iniciativa ajuda a pequena empresa a estruturar o processo de exportação, pois auxilia no trâmite de documentos, de maneira a simplificar a participação neste mercado”, afirmou o diretor.

O ENAEX – Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), com apoio dos Correios, o ENAEX é considerado o mais importante fórum brasileiro de comércio exterior. O evento reúne governo e representantes de toda a cadeia de negócios do comércio internacional em palestras, debates, painéis e mesas-redondas sobre os principais temas da atualidade. O objetivo é discutir, analisar e criar proposições que levem à expansão competitiva e sustentável do setor.

Na edição deste ano, o tema central foi “Produtividade e competitividade abrindo mercados externos”. De acordo com o perfil dos participantes, 54% do público é de empresários e executivos de empresas, que se estão em busca de melhores soluções para exportação de seus produtos.

Texto: Aline Pinheiro/CCOM-RJ