Os Correios lançaram nesta segunda-feira (16) o Balcão do Cidadão no estado do Paraná. Agora, a solução que amplia a oferta de serviços públicos e de conveniência nas agências dos Correios já está presente em 26 unidades federativas. O evento, em Curitiba, ocorreu no Palácio Iguaçu, sede do governo local, com a presença de autoridades estaduais e dirigentes da estatal.
Na solenidade, o governo do Paraná assinou protocolo de intenções para utilizar a infraestrutura das unidades da empresa e, assim, atender a população com mais comodidade e conveniência. Atualmente, os paranaenses já podem emitir CPF, solicitar Seguro DPVAT e realizar pagamentos variados nas agências da empresa.
“Assinar esse projeto é uma grande oportunidade para o nosso estado. O Balcão do Cidadão é um grande inciativa dos Correios que vai ajudar muito o governo do Paraná a prestar um melhor serviço à população: mais rápido e mais cômodo, porque tem agência em todos os lugares”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
A presença física dos Correios não é a única vantagem oferecida pelo Balcão do Cidadão. A solução também gera economia aos cofres públicos e modernização dos serviços. Em sua vertente digital, uma das possibilidades é a integração do Balcão do Cidadão com a Plataforma de Cidadania Digital, iniciativa do Ministério da Economia.
Até o momento, já são 24 protocolos de intenções assinados entre os Correios e diversos órgãos públicos e governos. Também há várias negociações em andamento, como as dos governos de Goiás e de Minas Gerais, que visam ampliar a oferta dos serviços Vapt-Vupt e UAI, respectivamente. Nos próximos dias, os novos serviços vinculados ao Balcão do Cidadão começam a ser oferecidos nesses estados.
Juliana Rodrigues Pereira – CCOM/PR