Responsável por uma parcela cada dia maior das vendas do comércio, o e-commerce envolve diversos processos até que a compra chegue ao cliente. É preciso de um espaço para armazenar os produtos, fazer inventários, embalar e separar pedidos, roteirizar e transportar até o comprador. Tudo isso demanda expertise e envolve custos. Para facilitar o dia-a-dia dos pequenos e médio empresários da internet, os Correios oferecem, desde 2017, o serviço de e-fulfillment por meio do Correios Log+, que cuida de todos esses processos e reduz em até 47% os custos logísticos.

Contratando o Correios LOG+, a empresa transforma custos fixos, como aluguel de espaço ou pagamento de funcionários, em custos variáveis, ou seja, ela só arca com os custos proporcionais à quantidade de produtos vendidos no site. Isso acontece porque os Correios passam a ser responsáveis pela armazenagem, preparação e distribuição e, como atende a diversos outros clientes, consegue ganhos em escala.

Igor Ramon, proprietário da loja Kamaleão Color, que comercializa produtos de cabelo, contratou o serviço ainda na fase piloto, com operação no armazém de Brasília, e já observa grandes ganhos, em especial na otimização de tempo e atenção para o seu negócio.

“Quando assinei o contrato dos Correios, nós tínhamos um e-commerce. Hoje, com dois anos de contrato, já temos cinco. Começamos com duas pessoas trabalhando e, atualmente, a nossa empresa tem 25 funcionários. Até o final do ano, temos a expectativa de dobrar esse número. Como eu não preciso me preocupar com o processo logístico, eu trago todo o meu esforço e da minha equipe para potencializar as vendas.”, concluiu Igor.

Ter mais tempo para se dedicar à criação dos seus produtos foi o que mais agradou Marcelo Frossard, sócio proprietário da loja virtual Pra Quem Pedala. Há um ano utilizando o serviço de e-fulfillment, ele acompanhou o crescimento do seu negócio e atribui as conquistas aos Correios.

“Me sinto satisfeitíssimo com o serviço. Além de ser viável financeiramente, porque não preciso pagar espaço para estoque e nem funcionários, eu ganho tempo para desenhar e desenvolver da melhor forma os meus produtos”, finalizou Marcelo.

Além de todas as vantagens no processo logístico, o Correios Log+ ainda oferece embalagens gratuitas e preços mais baixos para o envio por meio de PAC e SEDEX. Grace Paim, do Rio Grande do Sul, optou por utilizar o armazém instalado em Cajamar (SP) para a gestão dos seus produtos. Como ela vende bastante para clientes de São Paulo e região, a agilidade na entrega tem agregado valor ao seu negócio.

“Agora eu recebo muitos feedbacks de clientes dizendo ‘foi a entrega mais rápida da minha vida’. Às vezes, mesmo antes de eu fornecer o código de rastreamento, o cliente já recebeu a encomenda. É bem rápido, me surpreendeu bastante”, contou a empresária.

Os Correios contam hoje com cinco diferentes armazéns – em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná – e um sexto está em fase de preparação, em Recife. Mas, assim como Grace, clientes de outros estados também podem contratar o serviço. Para isso, é necessário possuir CNPJ filial no estado onde está localizado o armazém que será utilizado. “Eu realmente não me preocupo com nada! Eu não preciso mais levantar às seis horas da manhã para embalar pedidos e depois levar na agência. Pra mim a relação custo-benefício foi muito boa mesmo, eu não tenho nenhuma reclamação”, completou Grace.